No período de férias, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO), por meio das gerências de Educação para o Trânsito e Fiscalização, vai intensificar as ações com as campanhas “Desacelere” e “Boas Férias”. Durante todo o mês de julho as duas frentes do Programa Balada Responsável realizam blitz de fiscalização e educação em vários pontos turísticos do Estado.
As equipes atuam com ações de caráter educativo, voltadas para a importância do uso do cinto de segurança, a Lei do Farol, o transporte seguro de crianças e o combate à desastrosa combinação de álcool e direção. Os educadores trabalham com a sensibilização do condutor.
Segundo o diretor Técnico do órgão, Daniel Fernandes, “O objetivo é levar conscientização a condutores, passageiros, pedestres e ciclistas, quanto aos perigos do trânsito durante o período de férias. Onde aumentam o número de crianças nas vias públicas e também de veículos nas estradas, por todos esses motivos é necessária a intensificação das ações de conscientização do DETRAN”.
A campanha terá como foco a cidades consideradas turísticas do Estado, como São Miguel do Araguaia, Santa Helena, Rio Verde, Quirinópolis, Uruaçu, Aruanã, Iporá e Catalão. Paralelamente, os trabalhos continuam diariamente em Goiânia e municípios do entorno da capital, como Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo e Trindade. O foco é coibir a ingestão de bebidas alcoólicas pelos motoristas.
“Os trabalhos vão ser intensificados em parceria com educadores que atuam na sensibilização do condutor e fiscalização no combate à combinação de álcool e direção”, salienta Flávio Prates, presidente do DETRAN. Ele esclarece que a meta “é reduzir acidentes e conscientizar os condutores sobre a importância do cumprimento à legislação de trânsito”.
As redes sociais do DETRAN também atuarão na disseminação, educação e conscientização dos motoristas com dicas de segurança no trânsito.