Detran implanta prova teórica remota para CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) apresentou, nesta quinta-feira, 10, o sistema remoto de aplicação de prova de legislação trânsito. Em um ambiente monitorado, o candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) faz o exame teórico sem o acompanhamento físico de um examinador.

A mudança permitirá a ampliação do atendimento para os 246 municípios goianos, reduzindo o prazo de espera por bancas teóricas. A espera por provas teóricas em Goiás tem cerca de três mil candidatos.

CNH

O projeto-piloto está funcionando na sede da autarquia. A sala conta com baias com computadores equipados com câmeras e detectores de movimento. As provas são videomonitoradas. Caso haja uma movimentação fora do padrão, é emitido um alerta para verificação e a prova do candidato poderá ser bloqueada.

“Atualmente, após o curso de legislação de trânsito, o candidato aguarda, em média, 16 dias para fazer o exame. Vamos zerar essa espera, realizando provas todos os dias nos municípios conforme demanda de cada um”, ressalta o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

Atualmente, em regiões populosas, as bancas teóricas são realizadas uma vez ao mês. “A intenção é fazer provas todos os dias. Sem burocracia, sem fila de espera”, destaca. Para atender municípios que não contarem com estrutura física, o Detran-GO irá adaptar dois ônibus salas, com 16 baias cada, que realizarão as bancas de forma itinerante.

Após os ajustes, o projeto-piloto será ampliado para a Região Metropolitana. Isso deve ocorrer ainda neste mês. O prazo de implantação no interior dependerá das parcerias as serem firmadas, mas a previsão é que os exames teóricos possam ser aplicados em prefeituras e unidades Vapt Vupts.

Segundo Delegado Waldir, a mudança irá reduzir o tempo para a entrega da CNH e também os custos, tornando-a mais acessível à população. A medida ainda representará uma economia ao poder público, pois evitará o deslocamento de examinadores para outros municípios.

“Atualmente, grande parte dos candidatos tem que se deslocar longas distâncias para fazer a prova. Vamos acabar com isso”, pontua o presidente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Chuva causa alagamentos em Pouso Alegre (MG) na véspera de Natal: moradores relatam prejuízos

Chuva causa alagamentos em ruas e casas na véspera de Natal em Pouso Alegre, MG

Em duas horas de temporal, o bairro São Geraldo e a região central da cidade tiveram pontos alagados. A Defesa Civil ficará de prontidão para possíveis novas ocorrências, de acordo com informações da prefeitura.

Uma forte chuva atingiu a cidade de Pouso Alegre (MG) na noite desta terça-feira (24), véspera de Natal. Conforme a prefeitura, a chuva foi intensa e deixou ruas da área central e do bairro São Geraldo alagadas. Moradores do bairro São Geraldo relataram para a EPTV, afiliada à Gl5bo, que a chuva começou às 20h e durou cerca de 2 horas. Segundo os relatos, esta seria a terceira vez no ano que o bairro alagou.

A Rua José Antônio Mariosa ficou alagada após a forte chuva, com água entrando em algumas casas e fazendo com que os moradores retirassem móveis do chão. Além disso, a água invadiu ruas da área central da cidade, conforme a Prefeitura de Pouso Alegre.

Equipes de limpeza trabalharam até as 6h30 da manhã desta quarta-feira (25) para desobstruir vias e limpar áreas afetadas. A prefeitura informou que a Defesa Civil permanece em estado de prontidão para possíveis novas ocorrências. Com o passar do tempo, a água escoou e não houve registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas.

O Corpo de Bombeiros não foi acionado para nenhuma ocorrência relacionada à chuva. Diário do Estado reitera a importância de manter-se informado e seguir as orientações das autoridades locais em casos de eventos climáticos extremos. Acompanhe mais notícias da região no Diário do Estado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp