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Detran lança atendimento remoto em libras

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) implantou o Detran Acessível, que realiza atendimento remoto em libras para surdos. A estimativa é que o programa beneficie cerca de 50 mil surdos que moram no estado. Atualmente, só a sede em Goiânia e a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Anápolis possuem atendimento presencial em libras.

O atendimento do Detran Acessível é iniciado por meio de mensagem de whatsapp. Ele pode ser acionado pelo usuário do Detran-GO ou servidores de Ciretrans, onde não há atendimento presencial em libras. O usuário deve enviar mensagem de texto para o número (62) 999442817. O primeiro contato é com uma resposta automática, esclarecendo que o whatsapp é exclusivo para surdos e informando outros canais de atendimento do Detran-GO.

Em um segundo momento, o usuário surdo deve escolher a opção 1. Caso seja servidor de Ciretran e esteja necessitando de tradutor em libras para atender usuário, deve teclar 2. Em seguida será aberta uma chamada de vídeo para sanar as dúvidas e prestar informações sobre os serviços disponíveis.

O objetivo é auxiliar a pessoa surda a fazer consultas de veículo e habilitação, a agendar interpretação de libras para prova de Legislação de Trânsito (teórica), esclarecer valores de serviços, emissão de boletos, impressão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e), entre outros.