Detran leva Balada Responsável ao Rally dos Sertões

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), vai marcar presença na 26ª edição do Rally dos Sertões, maior prova off road da América Latina, que reúne pilotos reconhecidos nacional e internacionalmente. Durante os preparativos para a largada, de 18 a 25 de agosto, o Detran realizará ações como, abordagens educativas do programa Balada Responsável, projeto Detranzinho, simulação de direção e teste de reflexo e equilíbrio com óculos 3D, no Autódromo Internacional de Goiânia.

Com o objetivo de sensibilizar os visitantes e participantes do evento para os riscos da combinação perigosa de álcool e direção serão realizadas abordagens educativas. De acordo com o diretor técnico do Detran-GO, Daniel Fernandes, o objetivo da autarquia é chamar a atenção da sociedade como um todo e dos formadores de opinião para que abracem a causa da direção defensiva no trânsito.

Durante todo o evento, o projeto Detranzinho vai abrilhantar o stand do Detran no autódromo, que objetiva sensibilizar a criançada que passar pelo local a praticarem e multiplicarem seus conhecimentos, de modo a incentivar comportamentos seguros no trânsito por meio da metodologia do Aprender Fazendo, da Lego Education.

Desde 2015 o Detran participa do evento, que conta com programação para toda a família. O Sertões Festival conta com exibições de tirar o fôlego, além da sua preocupação com ação ambiental e social. O Detran participa do evento pelo quarto ano consecutivo, levando educação para o trânsito. O diretor técnico do Detran enaltece essa parceria, “Nada melhor que levar o mote, segurança no trânsito, a um evento que trabalha com a paixão dos brasileiros que é o carro”, destaca Daniel.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos