Detran reduz taxas e goianos economizam R$ 106 milhões

Com uma política de proteção ao cidadão, o Governo de Goiás destaca os resultados obtidos em pouco mais de um ano com ações de revisão de custos e maior eficiência no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). As várias medidas adotas pela gestão trouxe uma economia direta de R$ 106 milhões ao bolso do cidadão. Foram mais de 1,1 milhão de serviços requisitados ao órgão entre março de 2019 e junho de 2020 em que o usuário pôde contar com redução ou até mesmo isenção de taxas.

Os goianos puderam sentir no bolso a diferença, uma vez que o montante está relacionado aos registros de contratos de leasing e alienação fiduciária, vistorias e placas. Estes serviços foram impactados por uma política de redução de custos, sem comprometimento da arrecadação estadual – as taxas dizem respeito à empresas concessionárias, terceirizadas ou permissionárias da autarquia. “São quase 18 meses em que estamos trabalhando para transformar o Detran-GO e sua relação com os cidadãos”, destacou o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

INSS divulga novo calendário de pagamentos com ajustes nos valores para segurados da instituição

Descubra o Calendário de Pagamentos do INSS para 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos para 2025, permitindo que os cerca de 40 milhões de beneficiários planejem suas finanças com antecedência. Este calendário segue o padrão dos anos anteriores, com datas de pagamento determinadas pelo número final do cartão de benefício, excluindo o dígito verificador.

Para os beneficiários que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão realizados entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro de 2025. Já aqueles com renda mensal acima do salário mínimo receberão seus pagamentos a partir de 3 de fevereiro, também até 7 de fevereiro.

O calendário de pagamentos é estruturado de acordo com o número final do cartão de benefício. Por exemplo, benefícios com final 1 serão pagos em 27 de janeiro, enquanto os com finais 2 e 7 serão pagos no dia seguinte, e assim por diante. Essa sequência se repete ao longo do ano, facilitando a organização dos beneficiários.

A autarquia ressalta que o calendário leva em conta apenas o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador. Isso ajuda a evitar confusões e garantir que todos os beneficiários saibam exatamente quando receberão seus pagamentos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp