Última atualização 20/08/2024 | 11:20
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) irá leiloar 1,3 mil veículos no próximo dia 26 de agosto, a partir das 9h. Os lotes estão abertos para visitação até sexta-feira (23). Serão leiloados veículos recuperáveis e sucatas aproveitáveis e aproveitáveis com motor inservível.
Para prevenir golpes, a autarquia orienta que os interessados consultem apenas os canais oficiais. Neste certame, são os sites do Detran-GO e do Grupo Leilo.
Veículos
Pessoas físicas poderão participar do leilão de veículos recuperáveis. Já a aquisição de sucatas só pode ser feita por pessoa jurídica cujo objeto social seja a desmontagem e o comércio de peças e acessórios usados de veículos. Essas empresas devem, ainda, estar cadastradas nos Detrans de origem ou em Goiás, nos termos da Lei Estadual 19.262/2016, e da Portaria 692/2023.
O leilão tem respaldo na resolução 623/2016 e na Lei 12.977/2014 e pode comercializar veículos recolhidos ao pátio por mais de 60 dias.
Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, o proprietário do veículo, em qualquer momento antes da transação, poderá reivindicá-lo, sanando o problema que ocasionou a retenção para fazer a retirada.
Ele explica que antes de enviar um veículo para leilão, a autarquia notifica o responsável legal pelo carro ou motocicleta para que ele tenha a oportunidade de reaver o bem. “Somente quando são esgotadas as tentativas previstas em legislação, é aberto o processo de venda”, esclarece.
O arrematante é responsável pela utilização e destino final dos veículos e responderá, civil e criminalmente, pelo uso ou destinação das sucatas em desacordo com as restrições estabelecidas no edital, bem como na legislação pertinente ao desmanche.
Visitação e cuidados
Os veículos a serem comercializados estão disponíveis para visitação até 23 de agosto, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17h, no pátio utilizado pela leiloeira. O espaço fica na Avenida Militar Q, Área L, Lote A, no Jardim Guanabara. As imagens ilustrativas também serão disponibilizadas pelos sites.
O Detran-GO alerta que não cria site específico para fazer leilões. Os certames da autarquia são anunciados no Diário Oficial do Estado, no site e nos sites oficiais das leiloeiras contratadas.
“As pessoas devem ficar atentas aos canais oficiais. E nunca oferecer pagamento adiantado”, alerta Delegado Waldir. São frequentes as tentativas de golpes utilizando indevidamente o nome da autarquia. As vítimas de golpes devem registrar boletim na delegacia da Polícia Civil para que o crime seja investigado.