Nos últimos dias 24 e 25 de junho, a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) prendeu em flagrante dez motoristas dirigindo embriagados em Anápolis, na Região Central de Goiás.
A prisão foi efetuada pelos agentes da Delegacia de Investigações de Crimes de Trânsito (Dict), que também surpreendeu outros 28 motoristas com altos níveis de alcoolemia e eles serão autuados pelas autoridades de trânsito.
Cerca de cinco mil motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool desde o início do ano
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), desde o início do ano, cerca de cinco mil motoristas foram flagrados dirigindo sob influência de álcool no estado. No ano anterior, todos os órgãos autuadores, como as forças policiais e o próprio Detran, retiraram das ruas por dirigirem embriagados mais de 12 mil condutores.
Para intensificar a fiscalização da embriaguez ao volante, são realizadas as blitzes da Balada Responsável que, agora, conta com 80 novos bafômetros, 120 barreiras pantográficas e balizadores cônicos, 300 cilindros canalizadores de tráfego e cavaletes plásticos e mais de 3 mil cones para sinalização.
Lei Seca completou 15 anos
A Lei n. 11.705/2008, conhecida como Lei Seca, completou 15 anos em vigência no Brasil, na última segunda-feira, 19, tornando o Brasil um dos poucos países que estabeleceram tolerância zero para o álcool e investiram em fiscalização para o cumprimento da Lei Seca.
Segundo o relatório do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), “Álcool e a Saúde dos Brasileiros Panorama 2022”, estima-se que o álcool seja responsável por 36,7% de todos os acidentes de trânsito entre homens e 23% entre mulheres em todo o mundo.
O levantamento “Álcool e a Saúde dos Brasileiros Panorama 2022” indica, ainda, que mais de dez mil pessoas no Brasil perderam a vida em decorrência de direção após ingestão de bebida alcoólica, em 2021, equivalente a uma média de 1,2 óbito por hora no País.