Dezembro Vermelho: Conscientização e Prevenção do HIV e ISTs em Divinópolis

Dezembro Vermelho é um mês marcado por importantes ações de conscientização e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV em Divinópolis. A campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e agora pelo Diário do Estado, tem como objetivo principal mobilizar a sociedade e ampliar o acesso aos serviços de saúde, reforçando o cuidado e a solidariedade com as pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Durante o Dezembro Vermelho, uma série de atividades educativas estão sendo realizadas, incluindo palestras, testagens rápidas e distribuição de preservativos em diversos locais da cidade. Na UAPS Ermida, por exemplo, no dia 10 de dezembro, haverá orientações sobre ISTs, testagens para sífilis, HIV, Hepatite B e C, além de entrega de materiais informativos. Já no dia 12 de dezembro, testes rápidos e palestra serão realizados na Rua Muriaé, 619, no Bairro Bela Vista, a partir das 8h.

No dia 13 de dezembro, testes rápidos acontecerão na Rua São Paulo, enquanto no dia 16 de dezembro, está programado testes e palestra na Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro Bela Vista. Além disso, as ESFs Santa Rosa e Jusa Paraíso terão palestras com enfermeiros e médicos durante o acolhimento nas salas de espera, nos dias 16 e 23 de dezembro. A ESF Belvedere realizará ações diárias durante as manhãs nos dias 11 e 18 de dezembro, com palestras, testagens e distribuição de preservativos.

Ainda na programação do Dezembro Vermelho, a ESF Sagrada Família promove uma palestra às 8h, seguida de testagens rápidas no dia 14 de dezembro. Já no dia 17 de dezembro, as ESFs Porto Velho e CSU oferecerão testagens e orientações sobre HIV e ISTs com a participação de enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Unidades como a ESF Lagoa dos Mandarins também estão preparando atividades para a campanha, com programação a ser definida.

A importância da campanha Dezembro Vermelho se destaca por sua iniciativa nacional dedicada à conscientização, prevenção e combate às ISTs, com foco no HIV/AIDS. A ação promove atividades educativas, testagens rápidas, distribuição de preservativos e palestras com o intuito de informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e prevenção dessas doenças.

Através das ações realizadas durante o Dezembro Vermelho, o Diário do Estado visa não só informar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e cuidado com as ISTs e HIV, mas também busca mobilizar a sociedade para ampliar o acesso aos serviços de saúde. Ao promover a solidariedade e o cuidado com as pessoas que vivem com HIV/AIDS, a campanha reforça a importância de um olhar atento e acolhedor para com esses indivíduos. Através da disseminação de informações e da realização de testagens, a campanha busca contribuir para a promoção da saúde e o bem-estar de toda a comunidade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Filhote de cachorro é resgatado por bombeiros em tubo de construção em Patrocínio

Cachorrinho é salvo pelos bombeiros ao ficar preso no tubo de construção em Patrocínio

Caso aconteceu na sexta-feira (10) no Bairro Ipiranga. Após o resgate, o filhote, que estava em boas condições, foi devolvido para os tutores que ficaram aliviados pela ação dos militares.

Um filhote de cachorro precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros depois de ficar preso na tubulação de uma obra na sexta-feira (10), no Bairro Ipiranga, em Patrocínio.

Os bombeiros foram acionados por volta das 11h30 pelos donos do filhote. Eles disseram que o tubo tinha um pequeno diâmetro e, por isso, precisavam de ajuda para retirá-lo do local.

Quando chegaram, os militares constataram que o filhote estava agitado, mas ainda com vida. Para retirá-lo da tubulação foi necessário usar técnicas específicas e equipamentos adequados para garantir a segurança do animal e evitar qualquer tipo de lesão.

Depois de aproximadamente 2h de trabalho, o filhote foi resgatado. De acordo com os bombeiros, o animal estava em boas condições e foi entregue aos tutores, que ficaram aliviados e gratos pela ação dos bombeiros.

É sempre importante destacar a atuação e o comprometimento do Corpo de Bombeiros em situações como essa, garantindo o resgate e a segurança de animais em apuros. A colaboração da população ao acionar os bombeiros diante de casos semelhantes é fundamental para garantir um final feliz, como foi o caso desse filhote em Patrocínio.

A ação rápida e eficiente dos bombeiros salvou mais um animal de uma situação de perigo, reforçando a importância desses profissionais na comunidade. Parabéns ao Corpo de Bombeiros por mais um resgate bem-sucedido!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp