A partir da próxima quarta-feira (11/12), os ônibus do DF não vão mais aceitar dinheiro como forma de pagamento. Essa medida, que vinha sendo adotada gradualmente desde julho último, agora se tornará definitiva. Todas as 931 linhas de ônibus em circulação deixarão de receber cédulas e moedas. Os passageiros terão como opções de pagamento os cartões bancários (débito ou crédito), cartões de transporte (Mobilidade, Vale-Transporte, Passe Estudantil, Especial para pessoas com deficiência) ou bilhetes avulsos com QR Code.
Os cartões de banco podem ser utilizados por aproximação, mas os passageiros também terão a opção de pagar suas passagens com celulares ou pulseiras eletrônicas. Os cartões de transporte emitidos pelo BRB Mobilidade permitem a integração entre os coletivos, possibilitando ao passageiro pegar até três ônibus ou fazer uma viagem de metrô e duas de ônibus no mesmo sentido, tudo pelo valor máximo de R$ 5,50. A integração é válida por até três horas e não é compatível com os cartões bancários.
Atualmente, 295 linhas de ônibus ainda aceitam dinheiro, mas a partir da próxima quarta-feira, elas deixarão de receber cédulas e moedas. Essa mudança visa trazer mais segurança, praticidade e agilidade no transporte coletivo do DE. Para ficar por dentro de todas as novidades do Distrito Federal, siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram. Receba as notícias diretamente no seu Telegram, basta acessar o canal de notícias. E se você tiver alguma denúncia ou sugestão de reportagem sobre o DE, entre em contato pelo WhatsApp do Metrópoles DF.