DGPP lança curta-metragem sobre ação simulada de controle de rebelião e fugas

Policial penal em ação durante simulado de contingenciamento de crises dentro da Casa de Prisão Provisória, no Complexo Prisional Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia

A 1ª Ação Simulada com ativação de protocolos de contingenciamento de crises, realizada pela Polícia Penal de Goiás, em janeiro, resultou na produção de um curta-metragem de 13 minutos. O filme mostra todas as ações que seriam adotadas pela Polícia Penal para o controle do cárcere em uma ocorrência em que houve a tentativa de fuga e resgate de presos, além de rebeliões simultâneas em presídios sob gestão da Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP).

O filme, produzido pela UseDrone em parceria com a Comunicação Setorial da DGPP, está disponível no YouTube da Polícia Penal, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=IxBm8NbHtk4. A produção é inédita não só no sistema penitenciário goiano, mas bem como em todo o sistema penitenciário do país.

O exercício simulado faz parte do Protocolo de Contingenciamento em Cenários de Crise da Polícia Penal de Goiás, lançado pela DGPP em 25 de janeiro deste ano. O documento, inclusive, foi apresentado, nacionalmente, durante a 6ª reunião ordinária de Secretários de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Consej), em Goiânia, no dia 23 de fevereiro.

A ação simulada contou com a participação de servidores das unidades prisionais, do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), Grupo Tático de Ações e Escolta (GTAE), Superintendência de Segurança Penitenciária, Grupo de Guaritas e Muralhas, Gerência de Segurança e Monitoramento e 1ª Coordenação Regional Prisional, dentre outras áreas da instituição.

“Simulamos uma crise de nível dois, em que os protocolos colocam a resolução com a utilização apenas dos recursos da Polícia Penal. Por este modo, não há o acionamento de outras forças”, explica o diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos