Press "Enter" to skip to content

DGPP lança curta-metragem sobre ação simulada de controle de rebelião e fugas

Última atualização 29/02/2024 | 17:27

A 1ª Ação Simulada com ativação de protocolos de contingenciamento de crises, realizada pela Polícia Penal de Goiás, em janeiro, resultou na produção de um curta-metragem de 13 minutos. O filme mostra todas as ações que seriam adotadas pela Polícia Penal para o controle do cárcere em uma ocorrência em que houve a tentativa de fuga e resgate de presos, além de rebeliões simultâneas em presídios sob gestão da Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP).

O filme, produzido pela UseDrone em parceria com a Comunicação Setorial da DGPP, está disponível no YouTube da Polícia Penal, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=IxBm8NbHtk4. A produção é inédita não só no sistema penitenciário goiano, mas bem como em todo o sistema penitenciário do país.

O exercício simulado faz parte do Protocolo de Contingenciamento em Cenários de Crise da Polícia Penal de Goiás, lançado pela DGPP em 25 de janeiro deste ano. O documento, inclusive, foi apresentado, nacionalmente, durante a 6ª reunião ordinária de Secretários de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Consej), em Goiânia, no dia 23 de fevereiro.

A ação simulada contou com a participação de servidores das unidades prisionais, do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), Grupo Tático de Ações e Escolta (GTAE), Superintendência de Segurança Penitenciária, Grupo de Guaritas e Muralhas, Gerência de Segurança e Monitoramento e 1ª Coordenação Regional Prisional, dentre outras áreas da instituição.

“Simulamos uma crise de nível dois, em que os protocolos colocam a resolução com a utilização apenas dos recursos da Polícia Penal. Por este modo, não há o acionamento de outras forças”, explica o diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires.