Dia da Árvore: Goiânia é a mais arborizada do Brasil, mas verde da cidade corre riscos

Responsáveis por trazer beleza às cidades, as árvores são grandes aliadas da humanidade, principalmente por provisão de oxigênio. Por ser importante à saúde do planeta, e, consequentemente, para o ser humano, esse vegetal – sim, a árvore é um vegetal -, possui um dia próprio, que é comemorado nesta quarta-feira, 21.

O ‘Dia da Árvore’ tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso, que também é lar de inúmeras espécies de animais.

Para o Gerente de Formulação de Educação, Política e Pesquisas Ambientais da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Pedro Baima, a arborização urbana é muito importante para a vida na cidade, devido aos serviços ecossistêmicos oferecidos pelas árvores como captação de gás carbônico, oferta de oxigênio e umidade através da transpiração.

“Há ainda o habitat e oferta de alimentos para os animais, infiltração de água por meio das raízes e diminuição da temperatura das vias com suas sombras. As árvores também são importantes para a saúde mental das pessoas que buscam os ambientes arborizados, como os parques naturais, a fim de realizar exercícios físicos ao ar livre, contemplação e relaxamento”, disse.

Capital verde

No Brasil, o município mais arborizado, conforme dados do IBGE, de 2010, é Goiânia. A cidade também é considerada a segunda mais verde do mundo, atrás apenas de Edmonton, no Canadá. Segundo a bióloga da Amma, Wanessa de Castro, o título se deve aos 62 parques existentes na cidade.

Porém, a arborização da capital corre riscos, visto que a população tem apresentado resistência em manter árvores nas calçadas, além do comércio que opta por removê-las para que eles não tapem a faixada dos estabelecimentos. Essa resistência, de acordo com Wanessa, ocorre devido a falta de orientação técnica, sendo que a população pode pedir a remoção das árvores, assim como mudas para novos plantios.

“A Amma possui um departamento de arborização com técnicos que avaliam as condições de saúde das árvores, nas vias públicas e parques. Já nas calçadas é de responsabilidade do proprietário do imóvel a solicitação da avaliação conforme código de posturas do município. Caso a árvore estava com a saúde debilitada, a mesma será removida pela equipe e no lugar será plantada uma nova muda de forma gratuita. O serviço é feito pelo Disque Árvore, por meio do contato: 9639-7495”, concluiu.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp