Press "Enter" to skip to content

Dia da Árvore: Goiânia é a mais arborizada do Brasil, mas verde da cidade corre riscos

Última atualização 20/09/2022 | 16:07

Responsáveis por trazer beleza às cidades, as árvores são grandes aliadas da humanidade, principalmente por provisão de oxigênio. Por ser importante à saúde do planeta, e, consequentemente, para o ser humano, esse vegetal – sim, a árvore é um vegetal -, possui um dia próprio, que é comemorado nesta quarta-feira, 21.

O ‘Dia da Árvore’ tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso, que também é lar de inúmeras espécies de animais.

Para o Gerente de Formulação de Educação, Política e Pesquisas Ambientais da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Pedro Baima, a arborização urbana é muito importante para a vida na cidade, devido aos serviços ecossistêmicos oferecidos pelas árvores como captação de gás carbônico, oferta de oxigênio e umidade através da transpiração.

“Há ainda o habitat e oferta de alimentos para os animais, infiltração de água por meio das raízes e diminuição da temperatura das vias com suas sombras. As árvores também são importantes para a saúde mental das pessoas que buscam os ambientes arborizados, como os parques naturais, a fim de realizar exercícios físicos ao ar livre, contemplação e relaxamento”, disse.

Capital verde

No Brasil, o município mais arborizado, conforme dados do IBGE, de 2010, é Goiânia. A cidade também é considerada a segunda mais verde do mundo, atrás apenas de Edmonton, no Canadá. Segundo a bióloga da Amma, Wanessa de Castro, o título se deve aos 62 parques existentes na cidade.

Porém, a arborização da capital corre riscos, visto que a população tem apresentado resistência em manter árvores nas calçadas, além do comércio que opta por removê-las para que eles não tapem a faixada dos estabelecimentos. Essa resistência, de acordo com Wanessa, ocorre devido a falta de orientação técnica, sendo que a população pode pedir a remoção das árvores, assim como mudas para novos plantios.

“A Amma possui um departamento de arborização com técnicos que avaliam as condições de saúde das árvores, nas vias públicas e parques. Já nas calçadas é de responsabilidade do proprietário do imóvel a solicitação da avaliação conforme código de posturas do município. Caso a árvore estava com a saúde debilitada, a mesma será removida pela equipe e no lugar será plantada uma nova muda de forma gratuita. O serviço é feito pelo Disque Árvore, por meio do contato: 9639-7495”, concluiu.