Dia da Consciência Negra: Goiânia recebe Marcha Zumbi e Dandara

Praça Cívica coreto Dia da Consciência Negra

Neste domingo, 20, Dia da Consciência Negra, o Movimento Negro Unificado (MNU) e outras entidades do movimento negro, com apoio dos movimentos sindicais e sociais, promovem a Marcha Zumbi e Dandara, em Goiânia. Com concentração marcada às 9h no Coreto da Praça Cívica, a Marcha seguirá às 10h para o Cepal do Setor Sul. No local, a partir das 11h e até o final da tarde, será realizado um grande evento político, artístico e cultural.

Sob o lema “por um Brasil sem racismo com democracia, faremos Palmares de novo para o bem viver”, o ato visa colocar o combate ao racismo no centro do debate do governo eleito do presidente Lula (PT), além de relembrar e homenagear a história de negros e negras do Brasil.

A programação da marcha em Goiânia

A programação destaca a Feira Preta, um local para expor e dar visibilidade aos produtos e alimentos feitos por negros e negras de Goiás. O evento conta também diversas atrações artísticas, como a roda de samba com o cantor Diego Mendes e o grupo de samba da Serrinha, show da banda Dona da Roda, discotecagem com DJ Genor, e aulão de danças urbanas com Jessika Gomes.

Terá ainda batalha de rima, roda de capoeira, torneio de basquete de rua, o espaço Erê, um ambiente destinado às crianças com inúmeras atividades lúdicas, além de um espaço de saúde e distribuição de mudas.

Por volta das 14h, será feita a assinatura do Manifesto Goiás sem Racismo. Iêda Leal, coordenadora nacional do MNU, convida as autoridades a estarem presentes e explica que o documento reafirma o compromisso em fortalecer políticas públicas de combate ao racismo em Goiás.

“20 de novembro é o dia que mais uma vez estamos reforçando os nossos laços de combate ao racismo no Brasil. Aqui de Goiânia, queremos convidar toda a população e autoridades para assinarem o compromisso de termos Goiás sem racismo”, ressalta Iêda.

Dia da Consciência Negra

Em 20 de novembro de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares. Por esse motivo, a data se tornou o Dia da Consciência Negra. Zumbi se tornou símbolo de resistência por sua luta contra a escravidão, que perdurou por séculos no Brasil.

Por conta de sua intensa luta, foi assassinado pelo estado brasileiro, teve sua cabeça decapitada e exposta para toda a população pelas autoridades. O objetivo da exposição foi desmentir a crença popular sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.

Sua resistência, no entanto, se tornou referência e imortal na luta antirracista. Por isso, o ato em todo o Brasil ressalta o lema “faremos Palmares de novo”, reforçando a luta contra a violência e a desigualdade racial.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás publica decreto que beneficia energia verde e biogás

O Governo de Goiás publicou, na última terça-feira (18/11), no Diário Oficial do Estado, o decreto nº 10.579, assinado pelo governador Ronaldo Caiado, que concede o diferimento do ICMS na compra de equipamentos destinados à geração e transmissão de energia solar, eólica e biogás.

O benefício, válido para operações interestaduais e importações, está previsto na Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar e no Convênio ICMS nº 109/14 (Confaz), permitindo a prorrogação do pagamento do imposto.

O objetivo da medida é atrair para Goiás a instalação de usinas que utilizem essas fontes de energia.

O benefício também abrange a importação de máquinas, equipamentos e materiais, sem similar nacional, destinados à captação, geração e transmissão de energia no Estado.

O decreto altera o Anexo IX do RCTE, incluindo no Capítulo V uma seção sobre o diferimento. Com essa mudança, o ICMS diferido deverá ser pago com juros no momento da desincorporação dos bens do ativo imobilizado ou, no máximo, até 31 de dezembro de 2032, prazo final dos benefícios fiscais definidos no projeto

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos