Dia das Crianças? Entenda o que é o feriado do dia 12 de outubro

Por que é feriado no dia 12 de outubro? Saiba o que se comemora na data

Apesar do dia 12 de outubro ser mais associado ao Dia das Crianças, o feriado ocorre por outro motivo: o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O Dia da divindade foi estabelecido no dia 12 de outubro pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1953.

Há dois possíveis motivos para a escolha do dia da Padroeira do Brasil ser no dia 12: por coincidir com o dia da chegada dos espanhóis à América e pela imagem da Santa ter sido encontrada no rio em outubro de 1717.

A data de celebração do dia de Nossa Senhora Aparecida só foi instituída como feriado em 30 de junho de 1980, quando o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo em 1980. Na ocasião, o então presidente da ditadura militar, general João Batista Figueiredo, declarou a data como feriado nacional.

Já o Dia das Crianças veio bem antes do Dia da Padroeira, sendo oficializada em 1924 como “dia de festa da criança”, pelo então presidente Arthur Bernardes. Contudo, não foi determinado como feriado, como até hoje não é.

A popularização do Dia das Crianças só aconteceu a partir da década de 1950, quando duas empresas promoveram campanhas publicitárias com o tema no Brasil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Mais dois corpos são localizados após queda no Rio Tocantins

Na quarta-feira, 25, mergulhadores localizaram mais dois corpos de vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Maranhão ao Tocantins. As vítimas identificadas são Anisio Padilha Soares, de 43 anos, e Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos. Com essas localizações, o número de mortos na queda da ponte subiu para seis, enquanto onze pessoas ainda estão desaparecidas.

Desabamento

A ação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros dos estados Maranhão, Tocantins e Pará, além da Marinha do Brasil. O desabamento ocorreu na tarde do último domingo, 22, na ponte localizada na BR-226, que conecta as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Durante o acidente, oito veículos caíram no Rio Tocantins, incluindo um carro de passeio, duas motos e ao menos quatro caminhões.

As buscas pelas vítimas foram retomadas na manhã da quarta-feira com o auxílio de botes e a participação de 29 mergulhadores. A visibilidade é pouca e a forte correnteza, somada à profundidade de cerca de 50 metros no local do acidente, complica o trabalho dos mergulhadores, que enfrentam grandes desafios na operação de resgate.

De acordo com o DNIT, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu, e a causa do colapso ainda está sendo investigada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp