Press "Enter" to skip to content

Dia das Crianças? Entenda o que é o feriado do dia 12 de outubro

Última atualização 11/10/2023 | 12:25

Apesar do dia 12 de outubro ser mais associado ao Dia das Crianças, o feriado ocorre por outro motivo: o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O Dia da divindade foi estabelecido no dia 12 de outubro pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1953.

Há dois possíveis motivos para a escolha do dia da Padroeira do Brasil ser no dia 12: por coincidir com o dia da chegada dos espanhóis à América e pela imagem da Santa ter sido encontrada no rio em outubro de 1717.

A data de celebração do dia de Nossa Senhora Aparecida só foi instituída como feriado em 30 de junho de 1980, quando o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo em 1980. Na ocasião, o então presidente da ditadura militar, general João Batista Figueiredo, declarou a data como feriado nacional.

Já o Dia das Crianças veio bem antes do Dia da Padroeira, sendo oficializada em 1924 como “dia de festa da criança”, pelo então presidente Arthur Bernardes. Contudo, não foi determinado como feriado, como até hoje não é.

A popularização do Dia das Crianças só aconteceu a partir da década de 1950, quando duas empresas promoveram campanhas publicitárias com o tema no Brasil.