Press "Enter" to skip to content

Dia das Crianças: Procon identifica falsas promoções e preços abusivos em Goiânia

Última atualização 12/10/2022 | 15:13

Em uma semana de fiscalização, algumas lojas de presentes infantis tiveram irregularidades apuradas pela Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Goiânia. A força-tarefa para coibir abusos contra a população por ocasião do dia das Crianças resultou em 30 infrações e lavratura de duas autuações por divergências entre preço anunciado nas gôndolas e o cobrado no caixa.

Os problemas verificados pela equipe foram, preços abusivos, validade dos produtos, veracidade das promoções e descontos anunciados não cumpridos. 

“É para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados na hora da compra. Um trabalho detalhado dentro dos estabelecimentos, observando item por item”, destaca o gerente de fiscalização do Procon Goiânia, Erlan Borges.

A pesquisa, por parte dos pais, é importante para evitar gastos desnecessários. O Procon alerta para que o consumidor escolha a melhor opção de compra e de pagamento e exija a nota fiscal, pois nos casos de defeitos, o consumidor poderá reivindicar seus direitos.  

No caso das compras virtuais é necessário atenção aos prazos de entrega e alterações do preço do momento de inserção do produto ao carrinho até o pagamento. As compras on-line podem ser canceladas em até sete dias a partir da efetuação do pedido ou recebimento do produto.

Os brinquedos das crianças estão mais caros neste ano já que o preço médio dos bens e serviços relacionados à data apresenta tendência de alta de 8,7%. Apesar disso, uma esquisa apontou que 7 em cada 10 consumidores de Goiânia têm intenção de fazer compras devido à data comemorativa. O levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) revelou que a maior parte das pessoas pretende mimar filhos e enteados (38%), seguidos por sobrinhos (30%), afilhados (18%) e netos (7%).