Uma pesquisa do Instituto Locomotiva aponta que 8 em cada 10 brasileiros devem comprar presentes para o Dia das Mães em 2025, o que representa cerca de 133 milhões de consumidores. A maioria pretende gastar entre R$ 100 e R$ 500, com destaque para cosméticos, roupas e acessórios. O estudo também mostra que o desejo de presentear está presente em todas as classes sociais, sendo mais forte entre as classes C e D.
João Paulo Resende, do Instituto Locomotiva, explica que uma tendência são presentes em forma de experiência, como serviços de massagem e cestas de café da manhã.
“Vinte e três por cento estão planejando esse tipo de presente, que vai garantir ali um momento prazeroso, consumindo uma cesta de café da manhã ou da tarde, e outros 13% que vão oferecer algum tipo de presente relacionado a serviços de relaxamento, como uma massagem, por exemplo”.
Para evitar gastos excessivos, o economista Ciro de Avelar recomenda definir um orçamento antes da compra e comparar preços em diferentes lojas.
Embora as mães sejam as principais homenageadas, outras mulheres da família, como sogras, esposas e irmãs, também serão presenteadas. A pesquisa foi realizada com 1.499 brasileiros em todo o país.