Press "Enter" to skip to content

Dia de Finados: Saiba como será o funcionamento de cemitérios e comércios neste feriado

O feriado de Finados terá restrições no funcionamento do comércio e repartições públicas nesta quarta-feira, 2, enquanto os cemitérios estarão prontos para receber o público. Os sete cemitérios de Goiânia terão programação especial. As celebrações religiosas devem ocorrer de manhã e à tarde. Nos shoppings, as lojas, praças de alimentação e os quiosques receberão clientes normalmente com abertura variando entre 10h e 12h e encerramento às 22h. Os serviços municipais de saúde, limpeza e manutenção urbana funcionarão em regime de plantão e as linhas de ônibus terão planilha de sábado e domingo, além de cinco linhas específicas para os locais.

As linhas 100 (Cemitério Parque/Jd. das Palmeiras/Centro) e 101 (T. Bíblia/GO-020/Cemitério Memorial) estarão operando das 07h às 18h, as  Linhas 102 (T. Pe. Pelágio/Av. Perimetral/Cemitério Parque) e 103 (T. Araguaia/Cemitério Esperança) funcionarão de 07h30 às 17h30 e a linha 105 (T. Pça A/Cemitério Parque) estará em operação das 07h30 às 18h. Apesar disso, a expectativa é que menos pessoas se dirijam até os cemitérios no feriado, assim como nos anos anteriores. A tendência foi informada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs).  Em 2019 foram 80 mil visitantes e em 2020 – atípico por causa da pandemia – cerca de 70% menor , ou seja, cerca de 24 mil.

A Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) oferecerá suporte 24 horas aos clientes, por meio de canais não presenciais e gratuitos para comunicados de vazamentos, consulta de faturas em aberto, entre diversos outros serviços. Os casos de urgência e emergência em saúde pública de Goiânia serão atendidos normalmente em 14 unidades em funcionamento em ambos os feriados, conforme classificação de risco, ou seja, com prioridade às situações mais graves. Os goianienses podem aproveitar o dia, também, para atualizar a vacinação de rotina, que segue no Ciams Urias Magalhães e Centro Municipal de Vacinação (CMV)  das 8h às 17h.

Programação dos cemitérios:

  • Missas no Cemitério Parque:

(Rua São Domingos – Granja Cruzeiro do Sul) – 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 15h e 17h

  • Missas no Cemitério Santana:

(Avenida Independência, S/N, Quadra P89 – Setor dos Funcionários) – 8h, 10h, 15h e 17h

  • Missas no Cemitério Vale da Paz:

(na GO-020) – 8h, 10h, 14h e 16h

  • Missas no Cemitério Jardim da Saudade:

 (Avenida Trindade, 1-135 – Parque Buritis) – 8h, 10h e 14h

Confira os endereços dos cemitérios municipais de Goiânia:

  • Cemitério Parque – Endereço: Avenida São Domingos, Setor Urias Magalhães com Gentil Meirelles
  • Cemitério Santana – Endereço: Avenida Independência, s/nº – Setor dos Funcionários
  • Cemitério Vale da Paz – Endereço: GO-020, km 8, saída para Bela Vista
  • Cemitério Jardim da Saudade – Endereço: Avenida Trindade, S/N, Setor Maísa, extensão Goiânia – saída para Trindade