Dia de Jogo: Confira o que funciona hoje em Goiânia

Por conta do jogo entre Brasil e Bélgica na Copa do Mundo 2018, que acontece nessa sexta-feira às 15h, vários estabelecimentos alteraram seus horários de funcionamento. Confira abaixo o que funciona e o que não funciona em Goiânia hoje:

Correios

As agências dos Correios localizadas em shoppings, por terem horário estendido, fecham somente durante o jogo e retomam o atendimento logo após o término da partida. As demais funcionam das 8h às 14h. As unidades de tratamento e distribuição manterão suas atividades, sendo concedido intervalo aos empregados durante o horário do jogo.

Comércio

Assim como em todos os jogos, a decisão de abertura ou fechamento fica a cargo do próprio lojista. Não há uma determinação do Sindilojas-GO sobre o assunto.

Bancos

A Associação de Bancos (Asban) informa que, conforme divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), estão sendo adotados horários especiais de atendimento nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2018. Os horários especias serão os mesmos, tanto para agências da capital como do interior do estado, que abrem das 9h às 13h.

Unidades Vapt Vupt

Conforme o Decreto Governamental nº 9.245 de 15 de junho de 2018, todas as unidades do Vapt Vupt terão funcionamento normal.

Tribunal de Justiça

Em razão do jogo, o Poder Judiciário goiano terá expediente das 7h30 às 13 horas. Os plantões para atendimento de questões judiciais urgentes não serão alterados.

Prefeitura de Goiânia

O expediente na Prefeitura de Goiânia se encerra às 13h.

Shopping Cerrado

As lojas abrem às 10h e fecham às 14h30. Elas reabrem 30 minutos após o término da partida e fecham às 22h. Já a praça de alimentação funciona normalmente, das 10h às 22h.

Flamboyant Shopping

As portarias do Flamboyant Shopping abrem a partir das 10h. No horário do jogo, será permitido o fechamento das lojas das 14h às 18h. No caso de prorrogação, o intervalo se estende até uma hora após o término da partida. Os restaurantes do Polo Gastronômico funcionarão normalmente durante todo o dia.

Goiânia Shopping

As lojas e apraça de alimentação abrem às 10h e fecham às 14h30. A reabertura ocorre 30 minutos depois da partida. As lojam fecham às 22h, e a praça de alimentação, às 22h30.

Passeio das Águas Shopping

No horário da partida, o funcionamento das lojas, restaurantes e quiosques do Passeio das Águas Shopping será opcional. As lojas que optarem por fechar, funcionam das 10h às 14h30 e reabrem 30 minutos após o fim do jogo. O empreendimento estará aberto no horário normal.

Outlet Premium Brasília

As lojas fecham uma hora antes do jogo e reabrem uma hora depois da partida.

(Com informações de G1- Goiás)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp