Jornal Diário do Estado

Dia de Nossa Senhora do Rosário: conheça a história milagrosa da devoção

Saiba mais sobre esta devoção repleta de acontecimentos sobrenaturais

O assunto mais buscado no Google nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, é “Nossa Senhora do Rosário”. Mas você conhece a história da devoção católica?

Em 1208, a Virgem Maria apareceu diante dos olhos de São Domingos Gusmão (criador dos Dominicanos). Ela lhe ensinou a oração do rosário e pediu para que ele propagasse a devoção pelos quatro cantos do mundo.

Maria prometeu muitas graças especiais àqueles que tivessem o hábito de recitar o terço: a libertação de vícios, a misericórdia de Deus e o socorro em todas as necessidades.

Domingos começou a expandir a oração e logo acontecimentos sobrenaturais começaram a impressionar os que testemunhavam: ele convertia multidões, curava doentes e expulsava demônios.

Até que, no dia 7 de outubro de 1571, em meio a Batalha de Lepanto, na Grécia, os cristãos decidiram recitar a nova devoção em meio ao combate violento. Imediatamente, começaram a vencer e tiveram vitória absoluta. Por isso, o Papa declarou este dia como dia oficial de “Nossa Senhora do Rosário”.

Confira a oração à Nossa Senhora do Rosário!

“Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, na qual, à recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor. São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção, na recitação do terço, para que, por meio desta devoção a Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve a vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo. Amém.”