Dia de Santo Amaro é celebrado com extensa programação em Guarujá; confira
O Dia do padroeiro de Guarujá é celebrado nesta quinta-feira (15). A programação inclui celebrações religiosas e entregas de equipamentos municipais.
Para comemorar o Dia de Santo Amaro, padroeiro histórico da cidade de Guarujá, litoral de São Paulo, a Prefeitura preparou uma programação especial, com atrações diversas, entregas de equipamentos municipais e cerimônias religiosas.
As celebrações tiveram início na quarta-feira (14) com a inauguração das novas instalações do Centro de Recuperação e Fisioterapia de Vicente de Carvalho, agora em um novo endereço. Além disso, o Teatro Procópio Ferreira foi reinaugurado após uma reforma que ampliou sua infraestrutura e acessibilidade.
No dia da festa, a programação começou com uma missa campal, realizada nas ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, às 10h. À tarde, uma procissão seguida de missa campal em homenagem ao padroeiro acontecerá na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, a Matriz de Guarujá, localizada na Avenida Puglisi.
A tradicional quermesse será montada na rua Washington, ao lado da Igreja Matriz, nos dias de festa, oferecendo opções gastronômicas como o sanduíche de pernil, pastéis, doces e refrigerantes.
Na Capela Santo Amaro, haverá procissão e missa, juntamente com a quermesse. O público pode contribuir levando 1kg de alimento não perecível. A capela está localizada na Rua Waldemar Tangari, 316, no Jardim Conceiçãozinha.
As celebrações se encerrarão na segunda-feira (19) com a reabertura do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim), após reforma. Em seguida, o prefeito Farid Madi entregará 107 escrituras para moradores do bairro Funchal I.
Santo Amaro nasceu em Roma, Itália, no século VI. Em Guarujá, a primeira manifestação religiosa em seu louvor ocorreu em 1545, dois anos após o batismo da ilha. Acredita-se que a primeira capela em sua homenagem estava onde hoje é o bairro Santa Cruz dos Navegantes.
A primeira Igreja Matriz de Guarujá, próxima à Praia das Pitangueiras, surgiu séculos depois, sendo destruída por um incêndio em 1929. A imagem de Santo Amaro foi salva, considerada um milagre. Em 1957, um novo templo foi erguido, em homenagem a Santo Amaro e Nossa Senhora de Fátima, onde está localizado até hoje, na Praça da Matriz.




