Por que é feriado no dia 20 de janeiro em Ribeirão Preto? Entenda
A data celebra o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. O pároco da Catedral Metropolitana de São Sebastião conta a história do mártir da Igreja Católica.
1 de 3 Altar da Catedral de Ribeirão Preto, SP, tem imagem do padroeiro, São Sebastião — Foto: Aurélio Sal/EPTV
O dia 20 de janeiro é feriado em Ribeirão Preto (SP) em homenagem ao padroeiro da cidade, São Sebastião. A data é dedicada ao santo desde a fundação do município há mais de 160 anos, quando ainda era chamado de São Sebastião de Ribeirão Preto.
A região era conhecida nesse período pela forte produção de café e pelo solo fértil. Por esse motivo, São Sebastião foi escolhido para ser o padroeiro da cidade, como explica Francisco Jaber Zanardo Moussa, o padre Chico, pároco da Catedral Metropolitana de São Sebastião em Ribeirão Preto.
> “Ele sempre foi considerado o protetor dos agropecuários, dos fazendeiros, daqueles que cuidam das plantações, que fazem o plantio de alimento. Na época, Ribeirão era considerada uma cidade agrícola, como é até hoje, então por isso, digamos assim, ele foi escolhido como protetor de Ribeirão Preto.”
O dia 20 de janeiro celebrava também o aniversário da cidade, mas, a partir de 1967, a data foi transferida para 19 de junho. Com isso, o feriado de São Sebastião foi excluído do calendário do município.
Mais de 40 anos depois, em 2009, o feriado religioso foi resgatado a partir de um projeto de lei do então vereador Coraucci Netto. A proposta do parlamentar foi aprovada e entrou em vigor no mesmo ano.
A primeira celebração após o período de pausa aconteceu em 2010 e permanece.
QUEM FOI SÃO SEBASTIÃO?
A história de São Sebastião começa muito antes dele ser conhecido como protetor das terras e das plantações. Nascido na França, ele foi soldado romano, mas foi a religião que o tornou uma referência, como conta o padre Chico.
> “Na passagem do ano 200 para 300 [depois de Cristo], ele foi um grande defensor da fé cristã, da família católica, religiosa, ele manteve a tradição da família. Por esse motivo ele foi muito perseguido pelo imperador Diocleciano, ele não gostava dos cristãos”.
2 de 3 Vista do altar da Catedral de Ribeirão Preto, SP, com imagem do padroeiro, São Sebastião, ao fundo — Foto: Aurélio Sal/EPTV
Com a fama de ser um dos imperadores mais perversos da época, Diocleciano decidiu matar Sebastião após descobrir que o capitão do exército era cristão. Ele foi alvo de flechadas e deveria ser jogado em uma vala.
No entanto, uma mulher que passava pelo caminho viu a cena do homem ainda vivo agonizando e decidiu levá-lo para casa e cuidar dos ferimentos. Mesmo após quase morrer, Sebastião voltou para defender a fé diante do imperador, explica o padre.
> “Novamente, Diocleciano tentou matá-lo e dessa vez matou, com aquelas bolas de chumbo. [São] Sebastião morreu e se tornou um grande mártir da Igreja e defensor da fé cristã. Diz a história que quando passaram com o corpo dele, em Roma, tinha uma grande peste na época e aí aconteceu o milagre, a cura dessa praga”.
A peste, segundo a história, atingia não apenas as pessoas, mas também as lavouras e plantações que ficavam ao redor da estrada onde o corpo passou em Roma. O milagre teria acabado com a praga e, por isso, o santo ficou relacionado à agropecuária e ao campo.
PROGRAMAÇÃO DE MISSAS
Para celebrar o dia do padroeiro da cidade, a Catedral Metropolitana em Ribeirão Preto organizou uma programação especial no dia 20 de janeiro (segunda-feira). Veja abaixo:
* 7h30: missa
* 12h: missa
* 18h30: missa e depois os fiéis podem seguir em procissão pelas ruas do Centro com a imagem de São Sebastião
3 de 3 Catedral Metropolitana de São Sebastião em Ribeirão Preto, SP — Foto: Aurélio Sal/EPTV
Veja mais notícias da região em DE Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: TUDO SOBRE RIBEIRÃO PRETO, FRANCA E REGIÃO
50 vídeos