Dia do consumidor: veja itens com maior descontos e dicas para se proteger
DE preparou um guia prático com os produtos com descontos e como aproveitar as promoções com segurança
O Dia do Consumidor, celebrado neste sábado (15), deve levar diversos brasileiros às compras, enquanto as lojas aproveitam a data para impulsionar as vendas com promoções.
Além de buscar pelos melhores preços, consumidores devem ficar atentos a possíveis golpes e outros perigos durante o período.
Com o intuito de ajudar os consumidores, a CNN preparou um guia prático com os produtos que tiveram maior queda no preço e dicas para aproveitar a data com maior segurança.
PRODUTOS EM ALTA COM MAIOR DESCONTO
Entre os produtos mais procurados pelos consumidores e com maior desconto, se destacam itens para casa e lazer, segundo levantamento feito pelo Buscapé.
As bicicletas, por exemplo, tiveram a maior alta na busca online, com um crescimento de 119%.
Fritadeira elétrica – popularmente conhecida como AirFryer –, ar-condicionado, geladeira, máquina de lavar e celulares também estão no radar dos consumidores. Já eletrodomésticos registraram reduções de preços consideráveis.
O ar-condicionado apresentou o maior desconto: redução de 35% no preço. Em seguida aparecem fogão (19%), lavadora de roupa (11%) e geladeira (10%). Na categoria eletroeletrônico, destaque para tablets, com redução de 55% no preço.
COMO SE PROTEGER NA HORA DAS COMPRAS
Apesar da data ser um bom momento para os consumidores irem às compras, é necessário cautela antes de qualquer decisão. Stefano Ribeiro Ferri, advogado especialista em Direito do Consumidor, elencou algumas dicas que podem ajudar a evitar golpes e compras frustradas. Confira abaixo:
Antes de inserir dados pessoais ou bancários, é importante checar se o link do site inicia com “https://” e confirmar se há um cadeado de segurança ao lado; Evite links recebidos por WhatsApp, SMS ou redes sociais: muitas promoções falsas circulam nessas plataformas. Acesse diretamente o site oficial da loja; Desconfie de preços muito abaixo do mercado: caso o produto normalmente custe R$ 2 mil e aparece por R$ 500, há grandes chances de ser golpe; Prefira pagar com cartão de crédito, pois é mais fácil contestar a cobrança caso haja algum problema; Verifique a reputação da loja: consulte sites como Reclame Aqui, Procon e redes sociais para ver reclamações de outros consumidores.
Para garantir maior segurança, também é indicado confirmar se a loja possui CNPJ, endereço e canais de atendimento ativos. Além disso, os consumidores devem conferir a URL do site – segundo o advogado, “fraudes muitas vezes ocorrem em sites que imitam grandes varejistas”.
COMO EVITAR DESCONTO FALSO?
Para além desses cuidados, o consumidor também deve ficar de olho no que é ofertado pelas lojas, isso porque um dos golpes comuns nesse período é a elevação exagerada dos preços dos produtos e depois a aplicação de um desconto falso. Monitore os preços com antecedência: Use sites e extensões como Buscapé e Google Shopping para ver o histórico de preços; Questione-se: o preço está realmente abaixo do normal ou se trata de uma fraude? Fique atento a “ofertas relâmpago” que forçam uma decisão impulsiva: Muitas dessas promoções pressionam o consumidor sem dar tempo para uma pesquisa adequada.
O QUE FAZER CASO ALGUM DIREITO DO CONSUMIDOR NÃO SEJA GARANTIDO?
Ferri também elencou direitos previstos em lei e atitudes que podem ser tomadas pelos consumidores caso eles sejam lesados de alguma forma. Direito de arrependimento (para compras online): Você tem 7 dias para desistir da compra, a partir do recebimento, sem precisar justificar o motivo; Entre em contato com o SAC da empresa: Se houver problema, tente resolver diretamente com o fornecedor; Registre reclamações em plataformas públicas, como o Reclame Aqui e o Procon.
DICAS EXTRAS
Compare ofertas em diferentes lojas antes de fechar a compra; Guarde todos os registros da compra: print do anúncio, e-mails de confirmação e comprovante de pagamento; Leia as políticas de troca e devolução antes de concluir a compra; Evite compras em redes de wifi públicas, pois podem ser inseguras para inserir dados bancários; Cuidado com falsos atendentes: golpistas podem se passar por suporte técnico para roubar dados. DE preparou um guia prático com os produtos com descontos e como aproveitar as promoções com segurança