Dia do Encanador: 100 anos de legado familiar em Presidente Prudente (SP)

dia-do-encanador3A-100-anos-de-legado-familiar-em-presidente-prudente-sp

Profissão de encanador ultrapassa 100 anos de legado familiar no interior de SP: ‘Gratidão pela profissão’

Instalador hidráulico Ricardo Placheski Trepiche, de 50 anos, contou ao DE sobre a história geracional da família dele, que conta com três gerações de encanadores em Presidente Prudente (SP).

Dia do Encanador: Ricardo Trepiche seguiu os passos do avô e pai em tradição centenária

Instalar, reparar e conservar sistemas de água, esgoto e gás pode parecer simples, mas o trabalho do encanador é essencial para a saúde e o bem-estar da população. Neste sábado (27), o Dia do Instalador Hidráulico celebra a profissão.

Em Presidente Prudente (SP) a tradição da família Trepiche soma mais de um século. Nascido e criado na Vila Furquim, Ricardo Placheski Trepiche, de 50 anos, mantém o legado do avô e do pai.

Tudo começou em 1903, quando o avô de Ricardo, José Trepiche, trabalhou como encanador na cidade de São Paulo, até 1932. No ano seguinte, ele chegou à capital do Oeste Paulista, onde teve destaque pela participação em construções de vários prédios conhecidos na cidade.

Segundo Ricardo, José foi pioneiro na profissão em Presidente Prudente. Ele recebeu sua carteira de encanador pelo Departamento de Águas e Esgotos (DAE) em 10 de junho de 1942, consolidando oficialmente seu trabalho na área hidráulica na cidade.

Em Prudente, José conheceu a esposa, Amália Peretti Trepiche, na qual tiveram quatro filhos: José Roberto, Luiz Carlos, Helio e o Cláudio, que é o pai de Ricardo.

No ano de 1954, Cláudio passou a trabalhar ao lado do pai. A parceria garantiu o aprendizado do ofício e a manutenção do padrão de qualidade no atendimento aos clientes. O trabalho em conjunto durou 26 anos, até o falecimento de José, em 1980.

Mesmo com o falecimento do pai, Cláudio seguiu a trajetória familiar e realizou diversos trabalhos em prédios e condomínios, inclusive na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.

Quatro anos depois, Ricardo decidiu seguir os passos do pai e começar a trabalhar com hidráulica. Ele explicou como foi esse início, desde os locais que visitava e quais materiais utilizava.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp