Press "Enter" to skip to content

Dia do Professor: árduas jornadas de trabalho e pouca valorização são parte da vida do profissional

Última atualização 15/10/2022 | 08:17

O dia 15 de outubro é marcado como o Dia do Professor, criado com o intuito de homenagear esses profissionais de grande influência no desenvolvimento de todos os seres humanos, pois é ele que alfabetiza e ensina as principais áreas do conhecimento, durante a formação escolar.

Naturalmente, quando falamos do professorado, nos referimos aos profissionais que participam da formação de uma pessoa, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou no Ensino Superior. O papel do professor em todas essas etapas é crucial para o desenvolvimento humano.

Rotina e desafios 

Porém, a vida de um professor não é nada fácil. Ao contrário do que muitos pensam, ser um educador não se resume apenas à sentar na cadeira, corrigir provas e escrever no quadro. Vai muito além de simples tarefas, sendo um completo desafio ao profissional, que além de receber pouco (cerca de R$ 2 mil a depender da quantidade de aulas) é desvalorizado, sendo forçado a enfrentar árduas jornadas de trabalho para conseguir uma remuneração à altura.

Há 22 anos atuando como professor, o educador Carlos André, explica que para cada uma hora de aula, o professor gasta o mesmo tempo planejando o que será apresentado na disciplina. Além disso, há também a preocupação da aprendizagem por parte do aluno, se ele conseguiu absorver o que foi ensinado durante a aula.

“É uma rotina de grande desgaste, que lida com o sucesso do outro ser humano. O Brasil é um país que não valoriza professores como deveria. O profissional precisa entender a importância que tem. Eu, por exemplo, tenho muito orgulho de ser professor. Quando sou chamado de professor na rua, fico extremamente feliz”, explicou.

Importância 

Para Paulo, o professor é dono da mais importante profissão do país, sendo responsável por formar grandes profissionais como médicos, engenheiros e advogados.

“Não tenho dúvidas que é a profissão mais importante. É um motivo muito simples: o professor forma todas as outras profissões. Por aí já se tira uma ideia dessa importância. Se existe um bom médico, é porque existiu um bom professor para aquele médico. Porque aquele que instrui, professa, dá a lógica da profecia em si é o professor. É a profissão das profissões”, concluiu.