Dia do Servidor Público e Finados alteram funcionamento de órgãos estaduais

Na sexta-feira, 1, e no sábado, 02, haverá alterações no funcionamento das repartições públicas do Estado em virtude dos feriados do Servidor Público e do Dia de Finados.

O Governo de Goiás transferiu o feriado do Dia do Servidor Público de 28 de outubro para 1º de novembro, com o objetivo de incentivar a participação popular no processo eleitoral e reduzir a abstenção.

As mudanças não impactam atividades consideradas essenciais, como o policiamento.

Saúde

Na rede de saúde, diversas unidades seguem em funcionamento normal no feriado. O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), o Hospital da Criança e do Adolescente (Hecad) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) estarão abertos com todos os serviços, inclusive a parte administrativa e ambulatorial.

Os hospitais estaduais estaduais (ou conveniados) de Águas Lindas de Goiás, Santa Helena de Goiás, parecida de Goiânia, Itumbiara e Jaraguá também funcionarão normalmente, inclusive ambulatório. No Hospital da Mulher (Hemu), apenas o Banco de Leite (BLH) estará fechado e voltará a funcionar na segunda-feira, 04.

Nas demais unidades, os serviços de pronto-socorro e urgência e emergência seguem sem alterações. Ainda, as policlínicas realizam todos os atendimentos normais.

Ceasa

O mercado das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) funciona normalmente na sexta-feira, das 3h às 14h.

Saneago

Mesmo durante o feriado, as equipes da Saneago vão manter os trabalhos operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente será garantido, com suporte 24 horas, pelos canais 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site www.saneago.com.br.

AGR

A Agência Goiana de Regulação (AGR) manterá o atendimento aos usuários dos serviços de saneamento básico, energia elétrica, transporte intermunicipal de passageiros, terminais rodoviários e outros bens desestatizados pelos seus canais eletrônicos (e-mail: [email protected] e site: www.agr.go.gov.br/ouvidoria.

Cultura

A Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, funcionará normalmente, das 9h às 17h, durante os feriados. A entrada é gratuita todos os dias da semana. A partir desta quinta-feira (31/10), o público poderá conferir a nova exposição “Merindilogun”, do artista Rafael Vaz.

O Centro Cultural Octo Marques também terá funcionamento normal de sexta-feira a domingo. A casa está com três exposições em cartaz: “Ausências”, de Thays Tyr; “Espalhe vida e que entre o equilíbrio”, de Carlos Camilo; e a coletiva “Abrir Horizontes 2”.

O Teatro Goiânia recebe, entre 30 de outubro e 2 de novembro, atividades da Catavento Companhia Circense, como espetáculos, números teatrais e circenses, que integram a programação do 1º Festival de Circo Fora do Eixo.

O Centro Cultural Martim Cererê recebe o Show “Nossas Músicas para Vocês”, da banda goiana Agentes da Imaginação, no dia 1° de novembro, às 20h.

Confira aqui os detalhes da programação cultural do feriado.

Vapt Vupt

Nesta sexta-feira e sábado, as unidades Vapt Vupt instaladas em todo o estado estarão fechadas. Na segunda-feira, o funcionamento volta ao normal.

Procon

Não haverá expediente na sede do Procon Goiás nesta sexta-feira. Os atendimentos presencial e do Disque-Denúncia, feito pelo número 151, retornam na segunda-feira. Durante o feriado, os consumidores poderão registrar suas reclamações por meio da plataforma da plataforma eletrônica Procon Web.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás informa que não haverá atendimento na sede, em Goiânia, e nas Ciretrans nesta sexta, retornando às suas atividades na segunda-feira. Mesmo com o fechamento, os usuários podem acessar serviços da autarquia pelo site e aplicativo Detran GO ON.

Museus e bibliotecas

O Museu da Imagem e do Som (MIS), a Biblioteca Estadual Pio Vargas, a Gibiteca Jorge Braga e a Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, localizadas no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, estarão fechados na sexta-feira, sábado e domingo, e reabrem normalmente na segunda-feira.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Agência irá avaliar qualidade da água de rio após queda de ponte

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira, 24, que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Essa medida se justifica devido à informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

O foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A ANA, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais. O objetivo é detectar os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d’água do rio Tocantins.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados. No entanto, ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.

Devido à natureza tóxica das cargas, no domingo e segunda-feira, 23, não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio. O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou nesta terça-feira, 24, a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Sala de crise

Na quinta-feira, 26, está prevista a reunião da sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins. Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp