De acordo com os dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas durante o período do Dia dos Namorados devem crescer 5,2% em 2023, em comparação com o ano passado. Com isso, a movimentação financeira dos estabelecimentos na economia brasileira pode chegar a R$ 4,6 bilhões entre 6 e 12 de junho.
Em levantamento da Abrasce, que foi realizado entre os dias 24 e 31 de maio, 85% dos shoppings estão com uma perspectiva positiva em relação ao Dia dos Namorados. Os produtos que mais estarão em evidência são chocolates, doces e joalheria, do lado feminino, além de relógios, calçados, artigos esportivos e acessórios, do lado masculino.
Ainda em cima dessa pesquisa da Abrasce, 66% dos entrevistados disseram que a expectativa para este ano está maior do que 2022. Leva-se em consideração nesse tópico o fluxo de visitantes, a comercialização e o ticket médio, que em 2023 será de R$ 190. Desta forma, o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 4,6 bilhões.
Dia dos Namorados em Goiânia
Em relação às intenções de compra, Goiânia ficou acima da média nacional, alcançando 61%, conforme dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia, essa é uma data importante para a economia, tanto local quanto nacional. “Além do movimento nas lojas, restaurantes, bares, hotéis e motéis também recebem uma alta demanda”, explica.
Apesar de o nome ser Dia dos Namorados, os casados saíram na frente nas intenções de comprar, representando 58%, enquanto os namorados apresentam 32%. Há ainda a categoria dos “ficantes”, que também pretendem presentear aquela pessoa especial, mas esses são minoria, correspondendo a 4%.