Dia dos Pais: comércio em Goiás deve movimentar mais de R$ 240 milhões

O Dia dos Pais, comemorado neste domingo, 14, deve movimentar R$ 245,7 milhões no comércio de Goiás neste ano. O valor é quase 22% maior, do que o registrado em 2021, segundo o Sindilojas-GO (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás).

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO), a confiança do empresário goiano também é maior do que no ano passado. Com isso, Goiás é o 9º estado com maior projeção de vendas, segundo o levantamento da Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo (CNC).

Conforme o consultor de economia e investimento da Fecomércio-GO, Bruno Ribeiro, “esta melhora do contexto econômico em Goiás, pode fazer com que o comércio se mantenha como grande destaque de geração de riquezas no PIB goiano, e com possibilidade de ter grande impacto no PIB nacional”.

A pesquisa da CNC também revelou uma maior intenção do consumo das famílias, em especial aquelas com renda superior a 10 salários mínimos, em comparação ao ano de 2021.

“O aumento das vendas para o Dia dos Pais é um fator muito benéfico para a economia local. Este empresário local mais confiante e com vendas mais robustas tende a contratar mais e, isso por si só, já reduz a taxa de desemprego com geração de renda para a população”, avaliou Bruno Ribeiro.

De acordo com o Sindilojas-GO, os itens mais procurados na data são artigos de vestuário, calçados e acessórios; utilidades domésticas e eletroeletrônicos; e produtos de farmácias, perfumarias e cosméticos, nesta ordem.

Segundo o Presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante para o comércio varejista em Goiás. Ele ressalta ainda que o desempenho nas vendas nesta data comemorativa funciona como termômetro dos lojistas para avaliar a demanda por contratações temporárias nesta reta final do ano, visando sobretudo o Dia das Crianças (outubro), Black Friday (novembro) e o Natal (dezembro).

“O ambiente no comércio é de otimismo. Acreditamos que o maior controle da inflação, aliado à liberação desses últimos auxílios do Governo, deve refletir num fluxo maior de vendas no varejo neste fim do ano, em relação a 2021, quando ainda havia restrições da pandemia”, comenta Cristiano Caixeta.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos