Press "Enter" to skip to content

Dia Internacional das Mulheres: data comemorativa é sinônimo de luta por direitos

Última atualização 07/03/2024 | 12:20

Hoje, no dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Apesar de ser uma data com homenagens e lembranças felizes, a origem na verdade se remente a um período de muita luta pela igualdade das mulheres em uma sociedade predominantemente governada por homens.

No entanto, há controvérsias sobre sua origem, que geralmente associada a um incêndio que matou 125 mulheres em uma fábrica têxtil, em Nova York, em 1991. Mas o fato é que a data é motivada por muitos motivos, principalmente pela luta operária e pelos movimentos políticos.

A proposta para o surgimento da data veio da jornalista alemã Clara Zetkin (1857 – 1933) durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague, em 1910. A comunicadora militava pelos direitos do movimento operário e se dedicava à conscientização das mulheres sobre seus direitos, propondo a data sem especificar um dia.

Acontecimentos

Dois anos antes, nos Estados Unidos, em fevereiro de 1908, uma manifestação composta por mulheres recebeu o nome de Dia das Mulheres. Elas reivindicavam os direitos ao voto e as melhores condições de trabalho. Em 1909, em 26 de fevereiro, duas mil mulheres participaram de uma passeata novamente pedindo por melhores condições de trabalhos.

Já o acidente que remete a criação do Dia das Mulheres aconteceu apenas um ano depois que Clara Zetkin compartilhou a ideia de uma data comemorativa. Em março de 1911, a Triangle Shirtwaist Company empregava 600 pessoas, sendo a maioria imigrantes judias e italianas, com idades entre 13 e 23 anos. No local, que hoje está localizado a Universidade de New York, eram comuns que os empregadores trancassem os trabalhadores e cobrissem os relógios durante o horário de trabalho.

Um incêndio foi iniciado na fábrica causado pela instalação elétrica precária. Devido ao chão de madeira, grande quantidade de tecido e retalhos, o fogo se propagou rapidamente. No acidente, 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens, na maioria judeus.

No entanto, foi em 1975 que a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 8 de março como Dia Internacional das Mulheres. A data é lembrada como uma relembrança das lutas pelos direitos das mulheres, que ocorrem até mesmo atualmente.

8 de março é feriado?

Apesar de um feriado nacional em muitos países, a data é apenas uma mera comemoração no Brasil. Na Rússia, o dia é comemorado com muitas flores, enquanto na China as mulheres recebem meio dia de folga.

Já na Itália, 8 de março é comemorado com a entrega de botões de mimosa como uma tradição.