Dia Internacional do Consumidor é comemorado com diversas atividades em Goiânia

Nesta quarta-feira (14), às 17 horas, será feiro esclarecimentos sobre o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, na sede do Procon Goiás. O documento já está disponibilizado no site do órgão, o cadastro consiste na listagem de todas as reclamações recebidas no ano de 2017, uma lista negra das empresas, e tem como objetivo alertar os consumidores sobre a postura dos fornecedores, visando auxiliá-los na reflexão antes de comprar um produto ou contratar um serviço. A lista também auxilia os fornecedores, no sentido de melhorar a prestação de serviços e a imagem institucional no mercado consumerista.

O levantamento dos dados foi realizado do dia 1º ao dia 12, no Centro de Goiânia, no Araguaia Shopping, na Sede do Procon Goiás e nos postos de atendimento do Vapt Vupt, além das estatísticas do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sendo entrevistados mais de 700 consumidores, os quais responderam a um questionário de avaliação acerca da idade, sexo, escolaridade e o comportamento na hora da compra e no pós-venda.

Dia do Consumidor

Na quinta-feira (15), o Procon Goiás receberá o secretário de Segurança Pública, Irapuã Costa Júnior, para conhecer a estrutura do órgão que atende as demandas dos consumidores. Na sequência das atividades, ainda no dia (15), o Procon Goiás instalará uma tenda de atendimento com uma unidade móvel, que ficará na Praça do Bandeirante, no Centro de Goiânia. Os atendentes do Procon estarão disponíveis para esclarecer dúvidas, orientar sobre as relações de consumo e registrar as reclamações. Os fiscais darão continuidade às fiscalizações, atendendo denúncias dos consumidores por meio de vários canais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos