Press "Enter" to skip to content

Dia Mundial da Síndrome de Down é focado nas relações sociais

Neste dia 21 de março em todo o planeta é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down, a data é comemorada desde 2012, sempre com o foco de mostrar a contribuição social que esse grupo de pessoas trazem para as escolas, o trabalho e nas suas comunidades. Este ano o objetivo é estimular os portadores da síndrome, a compartilhar as maneiras com que participam da vida em sociedade.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), calcula-se que entre 3 a 5 mil crianças nascem por ano com Down, e essa incidência de ter um bebê com a síndrome é de uma a cada mil nascimentos. A qualidade de vida dessas pessoas podem melhorar com assistência de saúde física e mental, que inclui exames regulares, terapia ocupacional e da fala e aconselhamento.

 

Conquistando seu espaço social, hoje, é cada vez mais comum se ver portadores de Síndrome de Down ocupando o mercado de trabalho e seus espaços dentro da sociedade. Outro fator que esse grupo enfrenta é a questão da educação inclusiva, para que crianças assistam as aulas com outras iguais ou sem a síndrome, enfrentando os mesmos problemas e compartilhando o mesmo espaço, na intenção de conquistar direitos igualitários com o restante da sociedade.

Sobre a Síndrome de Down

A Síndrome de Down é também conhecida como trissomia 21, é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Os seres humanos têm normalmente 46 cromossomos em cada uma das células, e esses cromossomos são recebidos pelas células embrionárias dos pais, no momento da fecundação, carregando milhares de genes que determinam as características da pessoa. As crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down podem ter características semelhantes e estarem sujeitos a um maior número de incidência de doenças, mas cada pessoa é geneticamente única.