Dia Mundial de Luta contra a Aids: Testes rápidos na feira livre de Itapetininga

Dia Mundial de Luta contra a Aids terá testes rápidos na feira livre em Itapetininga

No local serão realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O resultado sai na hora, em aproximadamente 15 minutos. Para fazer o teste basta apresentar um documento com foto.

1 de 1 Teste rápido para detecção do vírus HIV — Foto: Secom/Divulgação

Teste rápido para detecção do vírus HIV — Foto: Secom/Divulgação

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado neste domingo (1º), a Secretaria de Saúde de Itapetininga, inicia a Campanha Fique Sabendo 2024, com oferta de testes rápidos para detecção da doença, na Feira Livre da Praça Peixoto Gomide das 8h às 12h. Mas, a programação se estende pela semana. Confira o cronograma abaixo.

📲 Participe do canal do de Itapetininga e Região no WhatsApp

A Campanha, que acontece anualmente, é uma mobilização de incentivo ao teste de HIV e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame.

Além de todas as unidades de saúde do município intensificarem a oferta dos testes e de preservativos, uma equipe da Vigilância Epidemiológica estará presente, durante a semana toda, ofertando testes rápidos e orientações na Praça Peixoto Gomide, área central.

CONFIRA O CRONOGRAMA:

Domingo (1°), das 08h às 12h
Segunda-feira (2), das 19h às 22h
Terça-feira (3), das 19h às 22h
Quarta-feira (4), das 19h às 22h
Quinta-feira (5), das 19h às 22h
Sexta-feira (6), das 19h às 22h

No local serão realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O resultado sai na hora, em aproximadamente 15 minutos. Para fazer o teste basta apresentar um documento com foto.

A testagem é simples, segura, confidencial e é realizada a partir da coleta de uma gota de sangue retirado da ponta do dedo. Caso o teste dê um resultado positivo, o paciente recebe o acolhimento e as orientações da equipe da Vigilância Epidemiológica. O tratamento e toda medicação são garantidos pelo SUS.

Veja mais notícias no de Itapetininga e Região

VÍDEOS: ASSISTA ÀS REPORTAGENS DA TV TEM

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Motociclista de 18 anos é baleado em perseguição em Taubaté: adolescente de 16 anos também ferido

Motociclista de 18 anos é baleado por DE durante perseguição em Taubaté

Um adolescente de 16 anos estava na garupa da e também ficou ferido na tentativa de fuga.

O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Taubaté — Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda

Um motociclista de 18 anos foi baleado enquanto era perseguido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Taubaté (SP) na noite desta terça-feira (24). Um adolescente de 16 estava na garupa da moto e também se feriu na abordagem.

De acordo com a Guarda Civil Municipal o caso aconteceu na Rua Capitão Paulo José Menezes Filho, no Areão.

Uma equipe da GCM fazia um patrulhamento de rotina quando viu dois homens em uma moto em atitude suspeita. O garupa estava com um objeto na mão que aparentava ser uma arma de fogo.

Os guardas tentaram abordar a dupla, mas o motociclista não respeitou a ordem de parada e fugiu. Durante a fuga, o jovem que estava na garupa apontou o objeto que aparentava ser uma arma na direção da equipe.

Um dos guardas atirou contra os suspeitos e atingiu o jovem que pilotava a moto. O adolescente tentou fugir a pé, mas também acabou sendo apreendido.

Por conta dos ferimentos, o jovem foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Helena. Mesmo sem ter sido atingido pelo disparo, o adolescente também se machucou na fuga e também foi socorrido.

Por conta dos ferimentos, os dois foram levados para o Hospital Regional de Taubaté, onde seguem internados. O estado deles é estável.

Com a dupla, a GCM apreendeu um simulacro de arma de fogo e um celular. A moto onde os dois estavam apresentava características de que havia sido adulterada e também foi recolhida.

DE acionou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), que informou que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA_REFER TO ORIGINAL TEXT_HERE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp