Press "Enter" to skip to content

Diante das fortes chuvas, Prefeitura de Goiânia reforça orientações e alertas à população

Última atualização 07/04/2024 | 11:16

A Prefeitura de Goiânia reforça os alertas à população diante das fortes chuvas e tempestades que atingem todas as regiões da cidade. As equipes da Defesa Civil atuam preventivamente e prestam auxílio em casos de emergência, além de emitir orientações de cuidados que devem ser tomados durante as adversidades.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o volume de chuva que atingiu a Capital nesta quinta-feira, 4, foi o mesmo esperado para uma semana inteira, sendo este o segundo maior volume em 10 anos registrados para o mês de abril. Registros indicam que choveu 92 milímetros em uma hora e meia e 103 milímetros em 24 horas em algumas regiões de Goiânia. A previsão é de que as chuvas continuem no fim de semana.

Veja o que fazer em casos de temporais

Acompanhe a previsão do tempo e avisos meteorológicos para a região;

Não atravesse vias alagadas acima do meio-fio, pois a força da água pode arrastar veículos;

Caso seja surpreendido por chuva forte, procure parar em local seguro, como em estacionamento de shoppings ou supermercados;

Não estacione ou pare veículos embaixo de árvores, pois elas podem sofrer quedas ou serem atingidas por raios;

Tome cuidado com a possibilidade de quedas de árvores, raios e descargas elétricas;

Fique atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite;

Evite áreas de risco e evacue áreas de inundação. Se houver risco de deslizamentos de terra na região, fique alerta a qualquer sinal de rachaduras no terreno ou nas paredes.

Em caso de emergência ou risco iminente, acione a Defesa Civil (153) e o Corpo de Bombeiros (193).

A Defesa Civil mantém um monitoramento constante e, em casos de emergência, oferece serviços de assistência social com abrigo temporário junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs).

Bocas de lobo

A Prefeitura de Goiânia também reforça as orientações em relação ao descarte de lixo nas ruas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) intensifica a limpeza de bueiros e bocas de lobo pela Capital durante períodos chuvosos, com a retirada, em média, de 500 toneladas de lixo de dentro dos canais de escoamento de água. Conforme dados da pasta, no mês de janeiro, foram retiradas 620,34 toneladas de lixo e em fevereiro 476,28 toneladas. De setembro a dezembro de 2023, servidores da pasta retiraram mais de 1,1 milhão de resíduos das bocas de lobo.

O gasto mensal da Seinfra com o serviço é de mais de R$ 16 milhões. A conscientização da população é essencial para que resíduos sejam descartados de forma adequada e, assim, alagamentos sejam evitados.