Diário do Estado Alerta em BH: mensagem e aviso sonoro surpreendem moradores; saiba como funciona o sistema

Diário do Estado testa alertas em celulares e moradores de BH repercutem: ‘Que susto’; entenda como sistema funciona

Órgão encaminhou mensagens e avisos sonoros para população da capital mineira neste domingo (1º). Alerta é etapa final de teste para ferramenta que deve entrar em vigor a partir de quarta-feira (4).

Moradores de Belo Horizonte receberam mensagens e apitos sonoros em celulares, na tarde deste domingo (1º), como parte de um teste do sistema Diário do Estado Alerta, desenvolvido pelo governo federal. O objetivo da iniciativa é sinalizar riscos de desastres e orientar quem mora em áreas vulneráveis.

Nas redes sociais, algumas pessoas repercutiram o susto que levaram com o barulho e até fizeram memes. “Que susto” e “quase enfartei” foram as reações mais comuns dos usuários.

Os avisos foram enviados automaticamente para aparelhos com tecnologia 4G ou 5G, mesmo em modo silencioso e sem cadastro prévio. A ferramenta será ativada nos estados do Sul e Sudeste a partir da próxima quarta-feira (4), com a expectativa de atender 113 milhões de brasileiros.

> “A Defesa Civil de Belo Horizonte aguarda liberação do governo federal para utilizar a ferramenta, que tem como objetivo complementar outros sistemas de emergência, alertando e orientando moradores de áreas com risco iminente de desastres, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, vendavais e chuvas de granizo”, comunicou a prefeitura da capital mineira.

Em agosto, 11 cidades já estavam contempladas com a tecnologia. Os municípios de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ) foram os primeiros a recebê-la.

Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, uma pesquisa apontou que 87% da população desses locais considerou satisfatória e positiva a implementação do alerta.

No sábado (30), o sistema também foi testado em 36 cidades do Rio Grande do Sul. O governo federal espera que o sistema esteja operando no país inteiro em 2025.

No fim de dezembro será feita uma reunião com representantes dos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste para alinhar a ampliação da tecnologia para as três regiões no próximo ano.

COMO FUNCIONA O ALERTA

A ferramenta, criada pela Defesa Civil Nacional e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), emitiu um bipe contínuo através da rede de sinal de telefonia celular.

Durante o teste, os telefones vibraram e emitiram um sinal sonoro com duração de cerca de 10 segundos. A mensagem de texto do alerta se sobrepõe ao conteúdo que estava sendo visualizado na tela, e o cidadão só consegue continuar utilizando o telefone depois que visualizar o conteúdo da mensagem abaixo:

> Defesa Civil: DEMONSTRACAO do novo sistema de alerta de Emergencia em BELO HORIZONTE/MG. Mais informacoes, consulte o site DIÁRIO DO ESTADO ALERTA (a mensagem é neste formato em decorrência do número limitado de caracteres).
O alerta é recebido mesmo que o telefone esteja sem créditos ou configurado para o modo silencioso. Moradores de municípios vizinhos podem receber o alerta, em razão da proximidade das torres de sinal de telefonia, segundo o Diário do Estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Participe do Processo Seletivo Educação em Teófilo Otoni: Inscrições Abertas!

A rede municipal de Teófilo Otoni está com vagas abertas para cargos em diversos setores da educação. Uma excelente oportunidade para quem busca ingressar na área e contribuir para o desenvolvimento da educação no município. As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado estão disponíveis até o dia 06 de janeiro, e a previsão é que as convocações comecem já no dia 28 do mesmo mês.

Os interessados em integrar a Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia de Teófilo Otoni no ano letivo de 2025 devem se apressar para realizar suas inscrições. O período de inscrição teve início no dia 16 de dezembro e está previsto para encerrar no dia 6 de janeiro. A avaliação das inscrições será realizada entre os dias 7 e 21 de janeiro, com a divulgação da lista preliminar marcada para o dia 22.

Correções e recursos poderão ser solicitados nos dias 23 e 24 de janeiro, visando garantir a transparência e lisura do processo seletivo. A lista definitiva dos aprovados será divulgada no dia 25 de janeiro, sendo que as convocações para as vagas disponíveis terão início já no dia 28. Não perca essa chance de fazer parte da equipe educacional da cidade de Teófilo Otoni.

As inscrições devem ser realizadas através do site oficial da prefeitura de Teófilo Otoni, seguindo as orientações descritas no edital do Processo Seletivo Simplificado. Essa é uma oportunidade única de contribuir com a educação no município e adquirir experiência profissional em um ambiente dinâmico e desafiador. A educação é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

Acesse o site da prefeitura de Teófilo Otoni e garanta a sua inscrição no Processo Seletivo Simplificado. Esteja atento às datas e prazos estabelecidos para não perder a chance de concorrer a uma vaga nas escolas municipais da cidade. Participe desse processo seletivo e faça a diferença na educação de Teófilo Otoni. O futuro da cidade depende do empenho e dedicação de profissionais comprometidos com a qualidade do ensino.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp