O jornal Diário do Estado está entre os 100 veículos de comunicação selecionados para participar do Local Lab Brasil, programa do Google News Initiative de apoio ao crescimento sustentável de empresas jornalísticas de pequeno e médio porte em todo o país. A lista foi divulgada nesta segunda-feira, 1º, pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor).
Esta é a primeira edição brasileira do projeto mundial, que conta com apenas dois veículos de comunicação de Goiás. O objetivo é trabalhar o desenvolvimento estratégico e econômico dessas empresas de mídia selecionadas, a fim de proporcionar um ecossistema jornalístico mais sustentável, o crescimento dos negócios no meio digital e o enfrentamento à desinformação.
Para o Diário do Estado é um privilégio ter sido selecionado pelo Google para contribuir com o projeto.
“Participar da iniciativa do Google é uma oportunidade que o Diário do Estado abraça com entusiasmo e dedicação. Além disso, acreditamos crescer ainda mais em tráfego orgânico e aumentar o posicionamento da nossa marca e relevância para o consumidor”, disse o Diretor Executivo do Jornal Diário do Estado, Alexandre Braga.
Além da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), o programa também conta com apoio da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) duas consultorias externas a Racoon.Monks, que cuidará da parte de análises técnicas, workshops, implementações e validações e a Hypertext, que fica com toda a parte de desenvolvimento de negócios com pesquisas de aprofundamento de estratégia e simuladores de negócios.
O projeto tem duração de 10 meses, entre agosto de 2022 e março de 2023. Durante este período, os 100 selecionados receberão análises técnicas aprofundadas e treinamento do Google News Initiative para melhorar e aprimorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios dos veículos.