Diário do Estado esclarece boato sobre radar de 30 km na Barragem da Pampulha; entenda
Diário do Estado esclarece que o dispositivo ainda não está em funcionamento e que a placa de 30 km/h se refere à pista dos ônibus do MOVE. O radar instalado na Pampulha está causando confusão entre os motoristas.
A prefeitura de Belo Horizonte emitiu uma nota desmentindo as informações de um vídeo que circula nas redes sociais, mostrando um suposto radar instalado no início da Avenida Dom Pedro I, na Região da Pampulha, multando os motoristas que ultrapassassem os 30 km/h. A placa de 30 km/h é destinada à pista dos ônibus do MOVE, e o radar em questão ainda está em fase de implantação.
De acordo com a BHTrans, o radar será responsável por fiscalizar a pista mista de veículos, onde a velocidade regulamentada é de 60 km/h. Assim que o radar começar a operar, faixas de tecido serão instaladas para informar os motoristas sobre a fiscalização.
A prefeitura também informou que já solicitou a poda da árvore no local, garantindo que, quando o radar entrar em operação, a visibilidade estará livre de obstáculos. Além disso, outra placa indicando a velocidade permitida será instalada junto à placa de aviso de fiscalização eletrônica.
A fiscalização eletrônica será implantada no local devido à média de dois acidentes por mês, incluindo óbitos. O Diário do Estado continua acompanhando o desenrolar dessa situação e reforça a importância da correta informação sobre as medidas de segurança no trânsito da cidade.