Diário do Estado de Juiz de Fora adota jornada de 30 horas semanais para servidores; veja o que muda
A implementação começou gradualmente nesta segunda-feira (7) com as secretárias e os secretários escolares, além dos funcionários administrativos. Anteriormente, os trabalhadores faziam 40 horas durante a semana.
Os servidores efetivos da Prefeitura de Juiz de Fora que não ocupam cargos de direção, chefia, assessoramento ou funções gratificadas passam a cumprir jornada de 30 horas semanais a partir desta segunda-feira (7), divididas durante a semana conforme a escala de cada um.
O projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara Municipal foi aprovado há cerca de duas semanas e regulamentado na última sexta-feira (4). Anteriormente, os trabalhadores faziam uma jornada de 40 horas semanais.
Segundo o Diário do Estado, a nova política, que tem o objetivo de reduzir a carga horária sem prejudicar os serviços prestados à população, iniciou com as secretárias e os secretários escolares, além dos funcionários administrativos, que já cumprem turno único de seis horas diárias, entre 7h e 19h, nos horários úteis.
“A implementação ocorre de forma gradual, com a expectativa de que todos os trabalhadores da Prefeitura estejam adotando a jornada de 30 horas até o final do primeiro semestre”, afirmou o secretário de Recursos Humanos, Matheus Jacometti.
Ainda de acordo com o Executivo, cada secretaria define a jornada de trabalho, assim como os ajustes para situações específicas, como plantões e outras demandas.
A última fase da implementação ocorre no dia 1º de junho, quando os servidores da Secretaria de Saúde, incluindo os da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Secundária, Rede de Urgência e Emergência (RUE) e do Hospital de Pronto Socorro (HPS), também passam a adotar a jornada de 30 horas semanais.
Propostas de redução da jornada de trabalho e fim da escala 6×1 são discutidas na cidade. Acompanhe o Diário do Estado de Juiz de Fora para mais informações sobre as mudanças e novidades na jornada dos servidores municipais.