Saiba quem é o piloto de drift que foi detonado na web após fazer manobras perigosas em rota proibida em SP
Fundação Florestal instaurou um processo administrativo para apurar a infração ambiental registrada em vídeo por Diego Higa, de 28 anos. Além de ser campeão brasileiro da modalidade, ele já venceu um reality show mundial de automobilismo. O piloto de drift realizou manobras perigosas em área proibida de SP.
Diego Higa, o piloto de drift que tem sido alvo de críticas nas redes sociais após publicar um vídeo realizando manobras perigosas em uma rota voltada a ciclistas e a pedestres, tem 28 anos e é campeão brasileiro da modalidade. Conforme apurado pelo DE nesta segunda-feira (6), o jovem ficou ainda mais conhecido após vencer um reality show mundial de automobilismo.
As imagens foram gravadas na rota de cicloturismo Márcia Prado, que liga as cidades de São Paulo e Santos, passando por uma área de proteção ambiental. A situação repercutiu nacionalmente após internautas apontarem perigos ao meio ambiente e aos frequentadores da região.
Por meio de nota, a Fundação Florestal, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), informou que instaurou um processo administrativo para apurar a infração ambiental registrada em vídeo. O DE entrou em contato com o piloto em busca de um posicionamento, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Higa é de Santos, no litoral de São Paulo, e iniciou a carreira no automobilismo aos 13 anos. Ele começou no kart, mas logo decidiu mudar para o drift sob a influência do pai, Walter Santana Neto, um dos precursores da modalidade na região da Baixada Santista.
Quando atingiu a maioridade, Higa venceu a SuperDrift Brasil, uma das ligas mais importantes da América Latina, onde se tornou campeão por oito vezes consecutivas. Ao todo, o piloto coleciona 38 troféus e agora compete em um dos maiores eventos do mundo, o Fórmula Drift dos Estados Unidos.
O desempenho nas pistas foi levado às redes sociais, onde ele compartilha vídeos de drift e ultrapassa os 700 mil seguidores. Higa também é professor na própria escola de drift e costuma dar aulas em um autódromo na cidade de Registro, no interior de São Paulo.
O sucesso se tornou ainda maior após ele vencer o reality show Hyperdrive, da Netflix, exibido em 2019. O piloto enfrentou competidores de vários países com o carro Ford Mustang GT 2006, que foi adaptado por ele com a ajuda do pai.