Press "Enter" to skip to content

Diferença entre número de habitantes e eleitores não indica fraude

Última atualização 14/07/2021 | 15:37

Um artigo publicado pelo G1 aponta que em 13 municípios da Paraíba há mais eleitores do que moradores. Segundo o AFP Checamos, o conteúdo está sendo tirado de contexto para sugerir fraude

. Segundo o conteúdo da própria matéria e informações do Tribunal Regional Eleitoral paraibano, a diferença é explicada por eleitores que se mudam e não alteram seus domicílios eleitorais (seus locais de voto). O fenômeno não é exclusivo do estado.

O título da notícia circula em um print com mais de 1,2 mil compartilhamentos no Facebook. As postagens na rede social não trazem o link para a reportagem, que contém a explicação sobre a diferença entre número de habitantes e de eleitores, e precisam de contexto.

De acordo com o Estadão, em 2018, esse mesmo fenômeno foi observado em 308 cidades. O Estado em que isso ocorreu mais vezes foi Minas Gerais, com 75 municípios onde havia mais eleitores que habitantes. O TRE-MG explicou que o domicílio eleitoral costuma ser mais flexível do que domicílio fixo, onde a pessoa reside. É possível uma pessoa votar em uma cidade sem a necessidade de residir nela.