O Eco Sapucaí, conhecido como um ‘elefante branco’, localizado ao lado do Sambódromo do Rio, está se transformando em um centro de inovação tecnológica com a chegada da Firjan Senai. Inaugurado em 2015, três anos após a morte de Oscar Niemeyer, o espaço foi alugado pela primeira vez em 2021 e agora abriga empresas do setor tecnológico, incluindo o novo Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicações (Digitech) da Firjan Senai, que será inaugurado em breve.
Com mais de 2.500m², o Digitech oferecerá formação tecnológica de ponta, com capacidade para formar mais de 9 mil profissionais por ano em diversas certificações. Este novo polo de inovação tecnológica estará localizado próximo a outras iniciativas, como a escola de programação 42 Rio e a empresa TechnipFMC, e coincide com o projeto Praça Onze Maravilha, que promete revitalizar a região central do Rio com investimentos de quase 2 bilhões de reais.
Além disso, o Digitech se soma a outras ações que promovem a inovação na região do Centro do Rio, como o hub Porto Maravalley (Pomar) e o projeto Rio AI City para transformar a cidade em um polo de inteligência artificial. Mauricio Bonabitacola, gerente de Operações do Digitech, enfatizou a importância da localização estratégica do centro de referência, que visa atender a crescente demanda por profissionais de TI na capital.
Os cursos oferecidos pelo Digitech incluirão formações em Computação em Nuvem, Cibersegurança, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Desenvolvimento de Softwares, Internet das Coisas, Realidade Mista, Aumentada e Virtual. Com laboratórios especializados e espaços dedicados a diversas áreas da tecnologia, o centro prevê atender cerca de 800 alunos por dia em três períodos, com a capacidade máxima de mais de 417 mil horas/ano de treinamentos.
Com a inauguração do Digitech, o Eco Sapucaí se consolida como um importante polo de formação tecnológica e inovação na cidade do Rio de Janeiro. A chegada da Firjan Senai ao edifício projetado por Oscar Niemeyer representa um marco na transformação de um espaço subutilizado em um centro de referência em tecnologia e formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho em constante evolução. A iniciativa demonstra o potencial de revitalização e desenvolvimento econômico que a inovação tecnológica pode trazer para a região.




