Press "Enter" to skip to content

Dinamarca suspende uso da vacina da AstraZeneca por suspeita de efeitos colaterais

A Dinamarca suspendeu o uso da vacina produzida pela AstraZeneca e Universidade de Oxford contra a Covid-19. A vacina é uma das principais apostas do governo brasileiro.

A suspensão foi determinada após casos de coagulação sanguínea na Áustria terem sido reportados. Segundo o jornal português Sábado, duas enfermeiras, de 49 e 35 anos, morreram depois de vacinadas com o imunizante da farmacêutica anglo-sueca.

As vacinas faziam parte de um lote específico de 1 milhão de doses que foi distribuído a 17 países europeus. Agora, a imunização na Dinamarca será suspensa durante 14 dias, apontaram as autoridades sanitárias. Até o momento, não há conhecimento sobre casos semelhantes ocorridos no país.

“As autoridades de saúde, devido a medidas de precaução, suspenderam a vacinação com AstraZeneca após um sinal de um possível efeito colateral sério na forma de coágulos sanguíneos fatais. Atualmente não é possível concluir se há uma conexão. Agimos cedo, isso precisa ser investigado minuciosamente”, disse o ministro da Saúde da Dinamarca, Magnus Heunicke, por meio das redes sociais.

A AstraZeneca respondeu às afirmações por meio de nota. “A segurança da vacina foi extensivamente estudada em ensaios clínicos de Fase III e dados revisados por pares confirmam que a vacina é geralmente bem tolerada”, diz a nota da farmacêutica.

Áustria, Estônia, Lituânia, Luxemburgo e Letônia também suspenderam o uso do imunizante. Os países esperam a investigação conduzida pelo Comité de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).