Dinheirinho extra à vista: PIS/Pasep deve começar a ser pago neste mês

Janeiro começou com uma notícia boa para os trabalhadores. O pagamento do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, mais conhecidos pela sigla PIS/PASEP 2022, que foi adiado no passado, será pago ainda neste mês de janeiro. O dinheiro deve aliviar o orçamento de 23 milhões de brasileiros com direito a receber o benefício.

Excepcionalmente neste ano, o montante de um salário mínimo poderá ser dobrado. Tudo depende de uma reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) na qual os integrantes avaliarão a possibilidade de o valor referente a 2021 ser pago neste ano e definirão o calendário do pagamento do abono 2022.

Serão contemplados com o dinheiro os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores públicos que atendam a três critérios: terem recebido até dois salários mínimos no ano anterior com carteira assinada, terem trabalhado ao menos por 30 dias no ano anterior ao do pagamento do abono e estarem inscritos há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep.

O valor de um salário mínimo é pago integral apenas para quem trabalho durante todo o ano de 2021. Nos demais casos, o beneficiário recebe proporcionalmente aos meses em que desempenhou as atividades laborais. Para saber se tem direito e quanto pode receber, basta acessar o site “Meu INSS”, entrar com gov.br, informar o CPF e a senha para chegar até a página inicial onde há a opção “Meu cadastro”.

Para sacar o dinheiro, o governo federal dá algumas opções. A primeira é ir até uma agência da Caixa com documento de identificação com foto ou utilizar o cartão do cidadão para receber o benefício em caixa eletrônico ou agência lotérica e a última alternativa vale somente para os servidores públicos, que sacam o montante pelo Banco do Brasil.

Mudança no calendário

O abono 2020 foi adiado em março do ano passado. Desde então, o pagamento que era realizado a partir de julho passa a ser liberado em janeiro de cada exercício e agora poderá coincidir com o mês de aniversário do trabalhador.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos