Press "Enter" to skip to content

Dino demite delegado da PF que facilitava liberação de registro de armas

O delegado da Polícia Federal (PF), David Sérvulo Campos, foi demitido do cargo por ter praticado corrupção ativa, passiva e concussão. A conclusão de uma apuração interna é de que ele cobrava propina para liberar a aquisição e o registro de armas. O ex-servidor recebia até R$ 300 por armamento. É o segundo processo de infração administrativa respondido pelo policial. Ele também pode ficar preso por até  oito anos.

 

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) com a assinatura do ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino. Os crimes começaram a ser investigados em 2015, quando Campos era chefe da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos (Deleaq). Dois anos depois, o caso foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) e o David teve o afastamento cautelar decretado por ameaçar testemunhas e destruir provas.

 

Outras quatro pessoas integravam uma quadrilha que atuava no comércio irregular de armas de fogo na capital federal, conforme concluiu à época a Operação Pardal. O grupo era formado pelos despachantes Gilson Soares Rocha e Gisele Souza Torres, pelo empresário Sérgio Eustáquio Lara Domingues e pelo delegado aposentado da PF, Daniel Gomes Sampaio. Eles recebiam uma comissão de 10% do valor da arma.

 

O dinheiro era pago em espécie em locais pré-determinados como em um parque de Brasília. Além disso, havia a cobrança de “favores”, a exemplo da contratação de automóveis de uma locadora da qual David é sócio. Servidores da PF e comerciantes ajudaram os investigadores a entender como a quadrilha atuava. 

 

Ao assumir a chefia da Deleaq, por exemplo, o ex-delegado determinou alterações no procedimento do registro para que fosse emitido antes da realização de um parecer ou deferimento da solicitação. Os documentos chegavam a ser entregues no mesmo dia para os participantes do esquema. 

 

As empresas que se recusavam a pagar propina eram ameaçadas. Os envolvidos podem ser condenados por corrupção ativa e passiva e por improbidade administrativa devido ao enriquecimento ilícito e violação de princípios da Administração Pública.

 

Primeiro processo interno

 

Há três anos, o ex-delegado foi investigado por atropelar e matar um motociclista em Brasília e ainda bater contra dois carros. O episódio aconteceu após ele tentar fugir de uma blitz por um canteiro. Em seguida, ele se trancou em casa e foi necessária uma operação da Polícia Militar do Distrito Federal que durou duas horas para retirá-lo da residência e prendê-lo. Ele justificou o acidente ao delegado  dizendo que estava com pressa para levar remédios para tratamento de doença cardíaca ao pai. O ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, chegou a instaurar um processo de demissão para apurar a infração.