Diploma digital passa a ser obrigatório em cursos de graduação; entenda

Centro vai desenvolver tecnologia de ponta para beneficiar a população (Foto: UFG)

A partir do mês de julho, estudantes que concluírem o ensino superior irão receber o diploma apenas em formato digital. A novidade foi revelada pelo Ministério da Educação (MEC), que informou que diplomas impressos não irão valer de forma jurídica.

Essa nova versão passou a ser obrigatória em 1º de julho de 2025 para todos os cursos de graduação. Como novo modelo, o diploma irá existir exclusivamente online e contará com assinatura de digital, além do carimbo eletrônico que registra a data e horário da emissão. Os formados poderão imprimir o documento, mas apenas a versão digital terá validade jurídica.

De acordo com o MEC, a medida tem como objetivo tornar o processo mais ágil, seguro e menos vulnerável a fraudes, dispensando, por exemplo, assinatura presenciais. O novo formado valerá para diplomas emitidos a partir de julho de 2025, deixando válidos todos os documentos emitidos em datas anteriores a este mês.

Diplomas de pós-gradução

Em relação aos cursos de pós-graduação, o diploma digital também constará como único documento aceito judicialmente. A decisão valerá a partir de janeiro de 2026.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp