Press "Enter" to skip to content

Diplomação dos eleitos em Goiás acontece nesta segunda, 19

Última atualização 12/12/2022 | 09:47

Nesta segunda-feira, 19, a partir das 10h, acontece a diplomação dos candidatos que venceram em seus respectivos cargos nas eleições 2022. No Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), a solenidade contemplará os parlamentares que triunfaram nos cargos de governador, senador, deputados estaduais e federais, além dos suplentes ao Senado.

A cerimônia da diplomação em Goiás

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a expedição e disponibilização do diploma devidamente assinado, habilitando-os a assumir e exercer os respectivos mandatos eletivos. A definição é do próprio Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

No cargo de governador, Ronaldo Caiado (União Brasil) será contemplado na cerimônia após conseguir a reeleição neste ano. O vice Daniel Vilela (MDB) também fará parte da diplomação. O mesmo vale para o senador eleito Wilder Morais (PL) e os suplentes Izaura Cardoso (PL) e Hélio Araújo (PL).

Além disso, participam da solenidade os 41 deputados estaduais e os 17 deputados federais eleitos por Goiás. Devido à limitação de capacidade do Auditório Nobre do TCE-GO, os suplentes dos dois cargos não farão parte da cerimônia.

Contudo, os três primeiros suplentes podem apresentar requerimento ao protocolo geral do TRE-GO solicitando o diploma a partir de 7 de janeiro de 2023. Os demais suplentes poderão acessar seus diplomas pelo Sistema DiplomaNet, a partir do momento em que se concluir o julgamento da prestação de contas de cada candidato.