Press "Enter" to skip to content

Diplomata ucraniano diz que Brasil ignora pedido de ajuda humanitária

Última atualização 02/03/2022 | 12:22

Se por um lado o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil abrirá as portas para refugiados da Ucrânia, por outro, ignora pedido por ajuda humanitária ao país, feito nesta segunda-feira (28). A informação é de Anatoliy Tkach, encarregado de Negócios da Embaixada ucraniana em Brasília. Segundo ele, o governo brasileiro ainda não se manifestou sobre a situação.

“Até agora, não temos a resposta, mas começamos a trabalhar com as organizações não-governamentais”, disse Anatoliy Tkach, referindo-se ao silêncio do Governo Federal. Entre críticas e elogios, o diplomata considerou positivo o anúncio de Bolsonaro sobre a liberação de visto humanitário para ucranianos que queiram se refugiar no Brasil. “É um gesto de hospitalidade”.

Mas, também chamou a atenção para a posição ainda incipiente do Brasil em relação aos ataques à Ucrânia. Para ele, o país precisa aumentar as sanções econômicas contra a Rússia. “É um gesto de hospitalidade, mas, para parar a agressão, precisamos fazer uma pressão sobre o agressor.

Até o momento, o conflito entre russos e ucranianos já matou 136, deixou 400 feridos e espalhou por vários países cerca de 660 mil pessoas que moravam na Ucrânia desde o dia 24 de fevereiro, segundo cálculos da Organização das Nações Unidades (ONU), apresentado nesta terça-feira (1º).