Diretor de novelas da Globo é afastado após denúncias de racismo

Diretor de novelas da globo é afastado após denúncias de racismo

A Tv Globo afastou temporariamente o diretor de novelas Vinicius Coimbra após denúncias de racismo por atrizes do elenco da última novela das 18h, “Nos Tempos do Imperador”.

A decisão da Tv Globo foi oficializada na última terça-feira (15). Segundo o Notícias da TV, Coimbra iria dirigir a próxima novela das seis, “Mar do Sertão”, foi substituído por Allan Fiterman, diretor da novela “Quanto Mais Vida Melhor” novela das 19h.

O departamento de compliance da emissora carioca foi acionado para averiguar uma denúncia de discriminação racial praticada no ambiente de trabalho. A denúncia, inicialmente publicada por Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, partiu das atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues.

Os diretores Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim foram avisados sobre as queixas e disseram que iriam tomar providências. Sem nenhuma mudança de comportamento ao longo das gravações, as atrizes formalizaram a denúncia ao compliance da Globo.

Como as gravações de Nos Tempos do Imperador começaram em 2020 e não houve mudança nas posturas da direção e produção da trama, Cinnara, Dani e Roberta fizeram queixa formal no departamento de compliance da emissora.

A denúncia

As atrizes relataram que Vinicius Coimbra e sua equipe tinham falas preconceituosas e que fizeram segregação entre os atores da novela. Nos bastidores da novela das seis da Globo, as pessoas entre elenco branco e negro eram separadas, incluindo nos camarins. Na denúncia as atrizes  citaram o episódio em que a trama derrapou ao retratar o “racismo reverso” envolvendo os personagens Samuel (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski).

A cena levou a autora Thereza Falcão a pedir desculpas, e Coimbra insistiu para que as atrizes e outros artistas negros defendessem a trama em entrevistas e redes sociais. Após o caso, a Globo contratou uma consultoria para fazer uma revisão histórica e apontar os erros no texto da trama.

Ainda de acordo com a publicação, Leticia Sabatella e Gabriela Medevedovski, intérpretes de Thereza e Pilar, foram citadas na queixa ao setor de compliance da Globo. Elas defenderam as três atrizes em situações nos bastidores da trama e, ao lado de Maicon Rodrigues, que deu vida a Guebo na história, tentaram resolver o impasse entre os diretores e as atrizes.

As atrizes envolvidas, aguardam por orientação jurídica e o fim da investigação interna para decidirem se vão processar a Globo e Coimbra na Justiça comum. Por causa dos acontecimentos, Cinnara, Dani e Roberta estão fazendo tratamento psicológico.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos