Press "Enter" to skip to content

Diretor iraniano não irá ao Oscar mesmo que permitam

Última atualização 24/03/2017 | 16:50

O diretor iraniano Asghar Farhadi fez um comunicado publicado no The New York Times anunciando sua decisão de não ir a cerimonia do dia 28 do Oscar. A atitude é um protesto contra as medidas contra a imigração impostas pelo presidente Donald Trump.

Asghar está concorrendo à categoria de melhor filme estrangeiro por O Apartamento, que é um dos favoritos ao prêmio. O diretor já faturou um Oscar em 2012 na mesma categoria, e se destaca como um dos principais cineastas iraniano da atualidade.      

Em seu comunicado ele diz: “Humilhar uma nação com o pretexto de manter a segurança de outra não é um fenômeno novo na história e sempre sentou as bases para a criação de divisões e inimizades futuras. Expresso minha condenação às condições injustas impostas a alguns de meus compatriotas e aos cidadãos dos outros seis países que tentam entrar legalmente nos Estados Unidos, e espero que a situação atual não dê lugar a uma maior divisão entre as nações.”

A Academia de Hollywood divulgou neste domingo (05) um comunicado no qual tachou de “extremamente alarmante” a ordem de anti-imigração dos Estados Unidos.

“A Academia celebra as conquistas na arte cinematográfica, que buscam transcender fronteiras e se dirigir aos espectadores de todo o mundo, independentemente de suas nacionalidades, etnias ou diferenças religiosas”, afirmou a entidade.

“Como defensores dos cineastas, e dos direitos humanos de todas as pessoas, em todo o mundo, consideramos extremamente alarmante que se possa negar a entrada no país de Asghar Farhadi, diretor do filme iraniano A Separação, ganhador do Oscar, bem como o elenco e a equipe técnica do filme indicado este ano, O Apartamento, por sua religião ou a de seu país de origem”, acrescentou a instituição.