A informação foi confirmada por Basel Adra, co-diretor da obra, à CNN. Segundo o cineasta, na última segunda-feira, 25, ele recebeu uma ligação do colega informando que estava em perigo e, ao chegar na casa do amigo, viu Ballal sendo levado por militares enquanto outras duas pessoas eram colocadas dentro de carro de polícia.
Já do lado de fora, Basel Andra relatou ter visto colonos invadirem casas, atirarem pedras, quebrarem janelas e agredirem moradores e ativistas de solidariedade. Várias pessoas ficaram feridas no ataque.
Yuval Abraham, outro co-diretor do filme, relatou que Ballal teve ferimentos na cabeça e no abdômen durante o ataque. A advogada do cineasta, Leah Tsemel, afirmou que ele foi algemado e vendado em uma base militar, onde foi espancado por soldados. Ele permanece detido na delegacia de polícia de Kiryat Arba, no sul da Cisjordânia. O exército israelense alega que a intervenção ocorreu após palestinos atirarem pedras em veículos de cidadãos israelenses, o que é contestado por testemunhas.
Documentário ‘Sem Chão’
O documentário “Sem Chão” aborda a destruição na comunidade de Masafer Yatta, desencadeada por ações de soldados israelenses, e a colaboração entre o ativista palestino Basel Andra e o jornalista israelense Yuval Abraham. Em seu discurso de vitória no Oscar, os diretores clamaram pelo fim da injustiça e da limpeza étnica do povo palestino.



